A Cortana é a assistente virtual inteligente do novo sistema Windows 10. Introduzida pela Microsoft no Windows Phone, seu nome vem da personagem de inteligência artificial da série Halo.
Similar à Siri da Apple e ao S Voice da Samsung, a Cortana saiu dos sistemas operacionais móveis e agora existe dentro do Windows 10. Se você já fez o download da versão de testes, provavelmente quer usufruir dessa novidade. Contudo, muitos usuários não conseguem por causa do idioma de seus sistemas.
Nossos vídeos em destaque
Neste passo a passo, ensinaremos como contornar este problema e utilizar a Cortana sem qualquer problema.
Primeiro passo
)
Para trazer a Cortana à vida, é necessário alterar o idioma e região do seu computador. Basta acessar o menu Iniciar (que voltou a residir no canto esquerdo inferior da tela) e abrir a aplicação "Settings".
Segundo passo
)
Dentro das configurações, clique em "Hora e idioma". Na janela seguinte, será possível alterar informações como região, data e hora.
Terceiro passo
)
Abaixo de "Data e hora", selecione "Região e idioma". Ao lado, uma aba será aberta com uma caixa de seleção. Mude de "Brasil" para "Estados Unidos". Após isso, mais embaixo, clique no símbolo positivo para "Adicionar um idioma".
Quarto passo
)
Será aberta uma janela com diversos idiomas — até alguns mais estranhos para você, como o Hebraico. Nela, procure o idioma "English (Inglês)" e clique.
Quinto passo
)
Você voltará para a tela anterior. Por lá, clique sobre o novo idioma (English) e escolha "Definir como principal".
Sexto passo
)
Se você chegou até aqui, as configurações principais já foram feitas. Agora resta ativar a Cortana. Na tela inicial, clique sobre a barra de buscas ao lado do botão Windows. Uma janela superior será aberta. Nela, clique no botão esquerdo superior (são três riscos paralelos). Um pequeno menu com "Search" e "Settings" abrirá. Clique em "Settings".
Sétimo passo
)
Feito isso, o primeiro item será o "Cortana". Apenas clique em "On", abaixo da pergunta: "Do you want Cortana to work for you?".
)
E pronto! Agora você pode utilizar todos os benefícios da assistente virtual inteligente Cortana — mesmo que ainda possam aparecer alguns bugs, já que esta é uma versão-teste do Windows 10.
)
)
)
)
)
)
)