Prévia: eType completa e traduz suas palavras enquanto você as digita

3 min de leitura
Imagem de: Prévia: eType completa e traduz suas palavras enquanto você as digita

Já pensou se você pudesse digitar de uma maneira muito mais rápida do que o normal, graças a um programa que o auxilia durante todo o processo? O conceito do eType é justamente esse: autocompletar tudo que você digita para aumentar a agilidade.

O conceito do aplicativo, que deve ser lançado oficialmente muito em breve, é uma ideia muito boa, porque perde-se muito tempo digitando as palavras inteiras em um texto. Além disso, já é um recurso amplamente utilizado em diversas tecnologias, como no iPhone, que faz sugestões e as adiciona automaticamente ao digitar qualquer coisa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um auxílio extra

Após a instalação, o programa pergunta quais dicionários você gostaria de utilizar. É necessário fazer uma combinação de duas línguas, pois também são oferecidas traduções das palavras. Depois de instalado, é só começar a digitar nos programas compatíveis para que uma pequena janela apareça sobre o cursor com a sugestão de palavra.

O eType usa um algoritmo que calcula as probabilidades de uma determinada palavra ser a que você deseja assim que você digita uma sequência de três letras. Assim, as sugestões mais prováveis ficam no topo e vão decrescendo. Se você pressionar a barra de espaço ou a tecla "Enter", a palavra que estiver no topo é automaticamente adicionada.

Como o programa funciona.

Entretanto, antes de adicionar uma palavra, é possível também "navegar" pelas palavras com o uso das setas ou do mouse. Além disso, dependendo do dicionário escolhido, aparecem traduções simples e diretas logo ao lado de cada uma das palavras. Se o programa estiver "incomodando" de alguma maneira, você pode desativá-lo temporariamente ao pressionar "Ctrl + F8".

Enquanto o programa está aberto, um ícone fica no lado esquerdo do relógio, na Barra do sistema (systray). Por ele, você acessa as configurações e pode adicionar novos dicionários, assim como escolher quais línguas devem ter sugestões para autocompletar palavras.

Dicionário para pesquisas e traduções

Se você clicar com o botão direito sobre o ícone do programa e selecionar "Open Dictionary", uma janela é aberta para a escolha de quais línguas deseja usar para traduzir. Ou seja, é necessário escolher a língua de origem e de destino.

Dicionário com traduções.

Depois, digite no topo a palavra que deseja traduzir e pressione a tecla "Enter". A partir do Wiktionary, o programa exibe diversos resultados que mostram o significado da palavra, com separação em substantivo e adjetivo.

Quem ajuda com melhorias são os usuários

A grande vantagem é que o eType já tem sua versão em português. Mas, ao mesmo tempo, há o ponto negativo: várias palavras ainda não estão adicionadas aos dicionários do programa. Qual o problema disso? É muito simples: enquanto você digita, as sugestões aparecem em ordem de probabilidade.

Assim, se a palavra ainda não está no dicionário, alguma outra pode tomar conta de seu texto, o que pode atrapalhar o andamento e ocasionar erros, caso passe despercebida. Por exemplo: se a palavra "aqui" não estiver no programa e você digitá-la em um texto, ele automaticamente a troca por "aquisição".

É por isso que é necessário prestar atenção enquanto se digita. Você pode resolver o problema com as palavras de maneira gradativa, colocando-as ao dicionário. Para isso, digite a palavra inteira e, na janela de sugestões, pressione o botão "Add Word". Logo ao lado também é possível adicionar junto uma tradução para o outro dicionário que está sendo utilizado como padrão.

Adicione as palavras no dicionário.

A intenção do programa é justamente essa: que seus usuários sempre contribuam para a melhoria do aplicativo com a adição de palavras e suas respectivas traduções. Dessa forma, é feita uma análise automática de todas as palavras que são inseridas com frequência e a incorporação é feita automaticamente para o dicionário do eType.

O incentivo é feito de maneira semelhante ao serviço online FourSquare. Conforme você utiliza o programa e adiciona novas palavras ao dicionário, vai ganhando "badges" (medalhas) e progredindo em meio à comunidade. Entretanto, não há nomes de usuário para usar o aplicativo, o que dificultaria uma classificação daqueles que mais colaboram.

Pontuações adquiridas.

. . . . .

Em resumo, trata-se de um programa realmente excelente e que pode colaborar e muito com a agilidade de qualquer um que costuma digitar muito no computador. A facilidade e rapidez de uso atendem às expectativas, pois basta usar as setas e a barra de espaço para selecionar e confirmar palavras.

O dicionário e as traduções apresentam bastante conteúdo e torna-se prático descobrir o significado de uma palavra estrangeira. Os problemas tidos com o dicionário da língua portuguesa com certeza devem ser resolvidos com a evolução do programa.

Entretanto, se você achar trabalhoso adicionar as palavras que ainda não estão nele, talvez não seja uma boa ideia utilizá-lo até que o "problema" seja resolvido. Vale reforçar que eType não foi lançado oficialmente ainda e não há uma previsão concreta para isso, mas trata-se de um programa totalmente gratuito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.