Conheça as primeiras impressões do Seesmic 2

3 min de leitura
Imagem de: Conheça as primeiras impressões do Seesmic 2

Seesmic Desktop não era um dos melhores clientes Twitter e Facebook para os usuários que não gostam de perder tempo: as atualizações não eram carregadas automaticamente e o programa trabalhava com muita lentidão. Mas nesta semana um preview muito funcional da segunda versão do programa foi lançado para acabar com a má fama e os problemas parecem ter sido superados.

A vantagem principal que o Seesmic traz em sua nova versão é de encher os olhos: a possibilidade de desenvolver plugins para ele. Isso eleva o programa a uma categoria de plataforma em que você baixa e ativa as funcionalidades que quiser. Assim, os plugins desenvolvidos devem se adaptar às necessidades dos usuários cada vez mais, tornando este um programa único e personalizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Configurando redes sociais

A primeira mudança é que Seesmic Desktop 2 foi desenvolvido em Silverlight 4, então é necessário instalá-lo para aproveitar o preview. Isso contribui significativamente para o design e recursos novos, que estão incrivelmente mais rápidos e funcionais. Além disso, agora ele já agrega mais duas redes sociais: GoogleBuzz e SocialWork, ainda não tão conhecida no Brasil.

Os problemas de desempenho da versão anterior - que era muito lenta para atualizar e processar novas informações - parecem ter sido resolvidos graças ao Silverlight 4. Assim, foi gerada uma versão mais leve, apesar do ainda existente consumo alto de memória.

Funções paralelas que sejam clientes dessas redes sociais principais (TwitPic, por exemplo) podem ser habilitadas também. Lembre-se de que tudo é um plugin agora, que pode ser ativado e desativado no momento em que você quiser, facilitando muito a modelagem do programa às suas necessidades.

São várias opções de plugins para o Seesmic.

Na primeira utilização, o Seesmic pede autorização para invadir suas contas nas quatro redes principais. Você escolhe até onde o Seesmic tem permissão de ir, porque cada configuração é bem pessoal. É possível, inclusive, permitir que ele só trabalhe com uma conta na primeira utilização e somente configurar outra conta na próxima.

Então, aparece uma tela em que todas as redes estão concentradas, em pequenas janelas. É como um navegador com muitas abas que trabalha exclusivamente com as atualizações de suas redes. Logo acima dessas janelas, existe o espaço para digitar as atualizações. Elas são automaticamente enviadas para as quatro redes em um piscar de olhos.

Uma janela de busca no Twitter aparece ao lado da janela de edição. Uma pesquisa por uma palavra ou assunto qualquer, por exemplo, produz uma janela com o que os seus contatos das redes ali inscritas falaram do tópico. Já uma busca por um nome de usuário traz todas as vezes em que esse usuário foi mencionado em um tweet. Como todas as buscas podem ser salvas, é possível ter sempre na tela principal uma janela não só com as menções feitas ao seu Twitter, mas a qualquer um que você deseje monitorar.

Visual, extras e desempenho

Visualmente, o programa vem melhor trabalhado: abas bem distribuídas, de forma instintiva e funcional projetadas em um esquema de cores discreto e muito bem planejado. O único problema no design é a distribuição das janelas em uso na Área de trabalho, que ainda é um pouco confusa.

Elas ficam muito próximas umas das outras e podem causar confusão, não sendo claro em qual rede social você está trabalhando. Uma alternativa bacana para remediar essa confusão seria trabalhar cada aba em um tom ou cor diferente, para diferenciá-las entre si.

O novo visual do Seesmic permite trabalhar simultaneamente com várias redes.

Além disso, Seesmic Desktop agora traz alguns adicionais dos parceiros. Uma janela pequena com propagandas se localiza no canto inferior esquerdo, o que não chega a atrapalhar ou poluir. Uma opção com canais parceiros traz conexões com as redes sociais da revista Life e da Kodak, por exemplo. Os canais e diretórios ainda possuem poucas opções, mas que devem ser ampliadas conforme a popularização do programa.

Seesmic Desktop é tão completo que pode ser encarado como mais uma prova de que o futuro da internet está na integração das mídias sociais. Resta agora aguardar o lançamento oficial para verificar o que mais deve melhorar dentre todas essas funcionalidades e características úteis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.