Logo TecMundo
Software

Quick Share e AirDrop passam a ser compatíveis em mais celulares Android este ano

O Quick Share compatível com AirDrop chegará a mais aparelhos ainda este ano, bem como um melhor processo de migração entre ecossistemas.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule12/05/2026, às 18:00

O compartilhamento de arquivos entre Quick Share e AirDrop chegará a mais celulares Android ainda este ano, anunciou o Google nesta terça-feira (12). Inaugurada na família Galaxy, a novidade permite enviar e receber arquivos do Android para iPhones e vice-versa.

Historicamente, o AirDrop só permitia compartilhamento direto entre dispositivos Apple, enquanto o Quick Share se apresentava como uma solução mais aberta, compatível com aparelhos de diferentes ecossistemas. Em março deste ano, o Quick Share passou a ser compatível com o protocolo da Maçã, enfim acabando com a exclusividade do ecossistema da marca.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Neste primeiro momento, a interoperabilidade entre Quick Share e AirDrop está disponível para os seguintes aparelhos:

  • Galaxy S26 (toda a linha) – já disponível na One UI 8.5;
  • Pixel 10 (toda a linha) – já disponível;
  • Pixel 9 (toda a linha);
  • Pixel 8A;
  • Oppo Find X9 (toda a linha);
  • Oppo Find N6;
  • Vivo X300 Ultra.

A transferência acontece de forma direta: o Quick Share e o AirDrop detectam os dispositivos compatíveis no menu de compartilhamento e realizam a transferência sem intermediadores.

Em breve, o recurso será expandido para mais celulares. Confira a lista de aparelhos previstos:

  • Galaxy S25 (toda a linha);
  • Galaxy S24 (toda a linha);
  • Galaxy Z Flip 7;
  • Galaxy Z Fold 7;
  • Galaxy Z Flip 6;
  • Galaxy Z Fold 6;
  • Galaxy Z TriFold;
  • Oppo Find X8 (toda a linha);
  • OnePlus 15;
  • HONOR Magic V6;
  • HONOR Magic8 Pro.

Transferência pela nuvem

Quando o celular não tiver suporte para o compartilhamento direto entre Quick Share e AirDrop, o envio acontecerá pela nuvem. Nesse caso, é necessário gerar um QR Code de compartilhamento no dispositivo remetente e escaneá-lo com o de destino. A novidade será lançada para todos os celulares Android a partir desta terça (12) e deve alcançar todos os dispositivos no mês que vem.

Futuramente, o Google também pretende tornar o Quick Share disponível dentro de aplicativos de terceiros, como o WhatsApp. Não se sabe como a função vai funcionar, porém.

Migração de ecossistemas facilitada

Outra melhoria destacada pelo Google é o novo fluxo de migração entre ecossistemas. Segundo a empresa, o processo passará a suportar a transferência de senhas, fotos, mensagens, apps favoritos, contatos, layout de tela inicial e chip eSIM.

UI of the transfer process
A migração entre celulares de diferentes ecossistemas agora pode transferir o chip eSIM. (Fonte: Google/Divulgação)

A novidade será liberada primeiro para celulares da família Pixel e Galaxy ainda este ano.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia? Acesse o TecMundo e acompanhe as últimas notícias sobre Android, Google e muito mais.

star

Continue por aqui