Criada por alunos da Universidade de São Paulo (USP), uma ferramenta de inteligência artificial que checa fatos e funciona no WhatsApp venceu um desafio internacional. Como resultado, vai representar o Brasil em um evento nos Estados Unidos, em março.
Denominada "Tá Certo Isso AI?", a solução conquistou o primeiro lugar no Programa AI4Good, que seleciona inovações de IA com impacto social, em meio a mais de 180 projetos. Junto com outros dois selecionados, estará na 12ª Brazil Conference, em Cambridge.
Nossos vídeos em destaque
Como funciona a IA contra desinformação?
O chatbot que verifica fatos funciona dentro do WhatsApp, sem a necessidade de instalar outros apps ou acessar sites. No mensageiro da Meta, ele responde individualmente e nas conversas em grupo.
- Para usá-lo, basta adicionar o número 35-8424-8271 à lista de contatos ou acessar o link disponível na página do projeto;
- Em seguida, inicie uma conversa com o bot Tá Certo Isso AI? e compartilhe o conteúdo suspeito no bate-papo, seja link, texto, foto, vídeo, áudio ou figurinha, para ele analisar;
- A IA retornará em instantes com a resposta, apontando se as informações são verificáveis, verdadeiras ou falsas e quais fontes foram usadas na checagem;
- O procedimento é basicamente o mesmo nos chats em grupos do WhatsApp, sendo necessário marcar o perfil do bot na conversa, com o resultado ficando visível para todos os integrantes.
)
Quem criou a “Tá Certo Isso AI”?
O bot “Tá Certo Isso AI” foi desenvolvido pelos estudantes de Ciência da Computação da USP em São Carlos (SP), Cauê Paiva Lira, Luiz Felipe Diniz Costa e Pedro Henrique Ferreira Silva. A IA também opera como uma Plataforma de Analytics e, com isso, as mensagens encaminhadas alimentam um painel público no site.
"Acreditamos que a visibilidade proporcionada pela Brazil Conference pode abrir caminho não apenas para colaborações com órgãos governamentais e veículos de comunicação, já que o enfrentamento à desinformação é um interesse comum a essas esferas, mas também para impulsionar nossas trajetórias profissionais, por meio do desenvolvimento de projetos com impacto social", afirmou Costa, ao site da USP.
Os alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP vão apresentar o sistema inteligente de verificação de fatos à comunidade internacional em eventos entre os dias 27 e 29 de março.
Organizada pela comunidade brasileira de estudantes nos EUA, a Brazil Conference acontecerá nos campi da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Curtiu o conteúdo? Siga no TecMundo e conheça outras opções de ferramentas para checar se uma notícia é falsa.
)
)
)
)
)
)
)