Logo TecMundo
Software

Meta AI vai ganhar modo "Raciocínio" no chat do WhatsApp

O chatbot Meta AI do WhatsApp permitirá escolher o modo "Raciocínio" para respostas mais precisas.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule26/01/2026, às 11:30

updateAtualizado em 26/01/2026, às 12:15

O Meta AI, chatbot com inteligência artificial da Meta, pode ganhar um modo alternativo de funcionamento no WhatsApp. Indícios encontrados na versão 2.26.3.10 do aplicativo para Android apontam para a chegada de um modo chamado “Raciocínio”, segundo informações do site WABetaInfo.

Atualmente, o Meta AI pode ser acessado diretamente pelo mensageiro, mas não oferece ao usuário a opção de escolher diferentes modelos ou estilos de resposta, como já acontece em outras plataformas populares de IA, a exemplo do ChatGPT e do Gemini.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Na versão em desenvolvimento, foi identificado um novo menu de seleção que permitirá alternar entre dois modos distintos: “Fast” (“Rápido”, em tradução livre) e “Thinking” (“Raciocínio”). A principal novidade é o segundo modo, que promete respostas mais elaboradas, ainda que com maior tempo de processamento.

Screenshot showing how to enable the thinking mode for Meta AI on WhatsApp beta for Android
O WhatsApp vai permitir alternar entre estilo de resposta do Meta AI a qualquer momento. (Fonte: WABetaInfo/Reprodução)

De acordo com as informações encontradas no código, os usuários poderão alternar entre os modos a qualquer momento. Na prática, o modo “Raciocínio” deve permitir que o chatbot analise o pedido com mais profundidade, revise possíveis erros e entregue respostas mais precisas.

Modos podem ser alternados a qualquer momento

O seletor de modo ficará disponível diretamente na caixa de texto da conversa com o Meta AI. O modo “Rápido” será representado por um ícone de raio, enquanto o modo “Raciocínio” aparecerá com o símbolo de uma lâmpada, facilitando a identificação visual.

Por enquanto, não há previsão oficial para o lançamento do recurso. Como de costume, é provável que usuários do programa WhatsApp Beta sejam os primeiros a testar a novidade antes de uma eventual liberação mais ampla.

Para acompanhar todas as novidades sobre WhatsApp, inteligência artificial e tecnologia em geral, siga o TecMundo nas redes sociais e continue acessando o site para não perder nenhuma atualização.

star

Continue por aqui