Logo TecMundo
Software

ChatGPT lança sistema de estimativa de idade para proteger adolescentes

Ao identificar que o usuário tem menos de 18 anos, o ChatGPT acionará automaticamente uma experiência mais adequada para a faixa etária.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule20/01/2026, às 18:05

updateAtualizado em 20/01/2026, às 18:10

A OpenAI anunciou hoje (20) a implementação de uma nova funcionalidade no ChatGPT que permitirá estimar a idade de usuários da IA, voltada à proteção de adolescentes. A ferramenta faz parte dos esforços da startup para aumentar a segurança dos menores de 18 anos.

De acordo com a empresa, o recurso de previsão de idade do bot foi desenvolvido para preservar a privacidade, não dependendo do envio de documentos para comprovação. A novidade estava em desenvolvimento e vai começar a funcionar em breve, inclusive no Brasil.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Como funciona a estimativa de idade do ChatGPT?

Segundo a desenvolvedora do popular bot inteligente, a nova ferramenta permite estimar a idade de quem está usando a plataforma a partir de sinais como padrões de uso ao longo do tempo. Ela também considera as janelas típicas de atividade, ou seja, os horários de acesso.

  • A idade declarada no cadastro é outro aspecto levado em conta pelo sistema, que pode acionar proteções extras automaticamente se identificar inconsistências;
  • Caso estime que o usuário tenha menos de 18 anos, a funcionalidade reduz a exposição a conteúdos sensíveis ou potencialmente prejudiciais;
  • Isso inclui restrições a conteúdos com violência gráfica, encenações sexuais ou violentas e representações de automutilação;
  • A exibição de desafios virais que trazem riscos e de conteúdos promovendo padrões extremos de beleza ou dietas pouco saudáveis também passa por limitações.
menino-mexendo-no-celular
Ao identificar que o usuário tem menos de 18 anos, o ChatGPT vai bloquear certos tipos de conteúdos. (Imagem: Orbon Alija/Getty Images)

“Essa abordagem é orientada por especialistas e fundamentada na literatura acadêmica sobre a ciência do desenvolvimento infantil, reconhecendo as diferenças conhecidas entre adolescentes em relação à percepção de risco, controle de impulsos, influência dos pares e regulação emocional”, explicou a OpenAI, em comunicado.

A empresa segue trabalhando em mais aprimoramentos para reduzir a exposição dos menores a materiais sensíveis e lembrou que os pais podem acionar os controles parentais. Definição de horários de uso e alertas de sinais de sofrimento agudo são alguns dos recursos disponíveis para os responsáveis.

E se a conta for identificada incorretamente?

Caso o sistema de previsão de idade do ChatGPT identifique a conta de um usuário maior de 18 anos como supostamente pertencente a um adolescente, será possível reverter a medida logo na sequência. Para tanto, bastará confirmar a idade com uma selfie via Persona.

Após a verificação, o usuário conseguirá restaurar seu acesso completo ao chatbot da OpenAI. É possível checar as medidas de segurança adicionadas ao perfil a qualquer momento, seguindo o caminho Configurações > Conta.

Gostou do conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.