A Amazon começou a liberar, na última semana, um novo recurso alimentado por inteligência artificial que fornece respostas instantâneas e sem spoilers sobre livros em leitura no Kindle, esclarecendo dúvidas. A ferramenta chega primeiro ao app para iOS, nos Estados Unidos.
Denominada “Ask this Book” ou “Pergunte a este Livro”, em tradução livre, a novidade é um chatbot disponível no menu da obra que pode aprimorar a experiência, como afirma a gigante da tecnologia. A interação acontece na própria página de leitura, sem a necessidade de abrir outro app.
Nossos vídeos em destaque
Disponível em milhares de e-books
Funcionando como um assistente de leitura, o novo recurso de IA do Kindle pode ajudar a esclarecer alguns pontos da trama que tenham deixado o leitor em dúvida. Ele responde perguntas relacionadas a personagens, enredo e outros aspectos importantes.
- Segundo a Amazon, as respostas são imediatas, contextuais e até o ponto em que o leitor parou, evitando dar spoilers sobre a história;
- Para usá-la, basta procurar a opção “Pergunte a este livro” dentro do menu da obra ou selecionar qualquer trecho do livro durante a leitura;
- Em seguida, escolha uma das perguntas sugeridas ou digite a própria dúvida para receber a resposta instantaneamente;
- A interação não interrompe o fluxo de leitura e o usuário tem a possibilidade de continuar a conversa com perguntas adicionais.
)
O recurso pode ser encontrado em milhares de e-books em inglês no app Kindle para iOS nos EUA. As respostas estão disponíveis para quem comprou ou alugou o livro e são ativadas por padrão nas obras compatíveis, não havendo opção para que autores e editoras as desabilitem.
A gigante varejista disse que o usuário não consegue copiar nem compartilhar as respostas fornecidas pela IA, mas não detalhou se as interações são utilizadas para o treinamento de novos modelos.
Quando chega aos dispositivos Kindle?
Além do app para iOS, a IA que responde sobre livros também será lançada no Android e para os dispositivos Kindle em 2026. No entanto, a Amazon não revelou mais especificamente quando isso acontecerá nem comentou sobre a oferta em outros mercados.
Recentemente, a big tech lançou a função “Resumos”, que auxilia os fãs de séries de livros a relembrarem a trama ao retomar a leitura, fornecendo uma rápida recapitulação do enredo e detalhes de personagens. Ela está disponível no app para iOS e também no Kindle físico, igualmente nos EUA.
E você, costuma pedir ajuda à IA enquanto está lendo ou prefere solucionar suas dúvidas por conta própria? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.
)
)
)
)
)
)
)