menu
Logo TecMundo
Software

Sora vai gerar vídeos de personagens oficiais da Disney em parceria com OpenAI

As duas gigantes firmaram um acordo de licenciamento, e personagens icônicos como o Mickey e Darth Vader poderão aparecer nos conteúdos artificiais.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

schedule11/12/2025, às 12:17

updateAtualizado em 11/12/2025, às 12:18

Sora vai gerar vídeos de personagens oficiais da Disney em parceria com OpenAI

A OpenAI e a Disney firmaram um acordo de licenciamento de conteúdo que permite realizar a geração artificial de conteúdos baseados nos personagens da produtora. Segundo o anúncio, feito nesta quinta-feira (11), mais de 200 personagens da Disney, Marvel, Star Wars e Pixar poderão ser usados para a criação de materiais por meio da plataforma Sora.

O anúncio marca a primeira grande parceira de licenciamento de conteúdo para o Sora, a plataforma de IA generativa de vídeo de formato curto da OpenAI. Como parte da negociação, será possível gerar, por meio do Sora, vídeos curtos por meio de comandos de textos feitos pelos usuários.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Além do design dos personagens em si, também estão inclusos ambientes icônicos, roupas, acessórios e veículos dessas divisões da Disney. O gerador de imagens do ChatGPT também será contemplado por esse acordo entre as marcas, com a possibilidade de transformar palavras em imagens licenciadas.

OAI_Disney_Hero_16x9.jpg
App do Disney+ mostrará uma sessão com vídeos feitos pela IA do Sora (Imagem: OpenAI)

Mesmo assim, é válido notar que esse licenciamento não inclui as imagens reais de atores ou suas vozes, sendo válida apenas para as propriedades intelectuais do grupo Disney. Inclusive, como parte dessa negociação, a Disney fará um investimento de capital de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões) na OpenAI, além de receber garantias para a compra de capital adicional da startup.

Empresas asseguram proteção ao usuário e direitos autorais

Na negociação, as duas companhias reafirmam o compromisso mútuo com o uso responsável da IA, para proteção e segurança do usuário e o direito dos criadores. O movimento ocorre após múltiplas tendências da criação de imagens ou vídeos baseados em personagens de empresas como a própria Disney, bonecos Funko e animações do Studio Ghibli.

  • Além do licenciamento, a Disney se tornará uma importante cliente da OpenAI, utilizando suas APIs para construir e aprimorar seus produtos, como o Disney+;
  • Esse acordo também fará com que a empresa hollywoodiana implemente o uso do ChatGPT para os seus funcionários;
  • Medidas de segurança, como políticas de idade e controle para evitar geração de conteúdo ilegal ou prejudicial serão acionadas;
  • Personagens icônicos como Darth Vader, Deadpool, Cinderela, Mickey Mouse, Lilo, Mufasa, Capitão América são algumas das opções dos usuários;
  • O Sora já é considerado como um dos melhores geradores de vídeos curtos, dada a qualidade das cenas geradas;
  • Após o lançamento do aplicativo em outubro, a plataforma atingiu mais de 1 milhão de downloads cinco dias após ficar disponível;
  • O acordo chega em um bom momento, já que a IA se tornou um “terror dos direitos autorais” por conta de uma suposta nulidade de filtros.

A geração de vídeos curtos por meio do Sora para personagens da Disney ficará disponível na plataforma a partir de 2026. Vale notar que comandos relacionados com ofensas, mortes, e conteúdo explícito não são aceitos pelo gerador de imagens.

Quer ficar por dentro das últimas novidades em inteligência artificial e tecnologia? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe tudo sobre as inovações da OpenAI e de outras gigantes do setor.