A Microsoft já está alertando os usuários que o Windows 10 será oficialmente encerrado a partir de outubro, mas a gigante de Redmond quer dar uma segunda chance para quem quiser manter o SO por mais um tempo. No entanto, será preciso linkar sua conta Microsoft no sistema ou utilizar a pontuação do Microsoft Rewards.
- A Microsoft começará a mostrar banners em julho que podem incentivar os usuários a manter seus PCs com Windows 10;
- Uma das maneiras de fazer isso é sincronizar sua conta Microsoft no sistema operacional para ter acesso ao Windows Backup;
- Esse é um processo comum para muitos usuários, mas diversos utilizadores não gostam dos sistemas da empresa;
- Realizar a sincronização ativa o backup, que salva na nuvem os dados do usuário.
Outra opção dada pela Microsoft é utilizar sua pontuação de até 1.000 pontos do Microsoft Rewards. Essas alternativas são até melhores que a opção inicial fornecida pela companhia, que exigia um pagamento de US$ 30 (cerca de R$ 160) para os usuários continuarem recebendo as atualizações de segurança do Windows 10 por até um ano.
)
O que acontece se eu não atualizar o Windows 10?
Vale ressaltar que os prazos para a aposentadoria do Windows 10 variam conforme a versão usada. Os PCs domésticos terão o suporte encerrado em 14 de outubro, mas organizações com grandes volumes de máquinas têm até 2028 para realizar a transição, e continuarão recebendo as atualizações.
Com a descontinuidade do Windows 10 nos próximos meses, isso não significa que o sistema operacional simplesmente irá parar de funcionar. Todavia, a máquina não receberá mais correções para problemas conhecidos, atualizações de fuso horário, suporte técnico ou atualizações mensais de segurança.
Seja como for, o mais interessante é realizar a migração gratuita para o Windows 11, que funciona e recebe atualizações normalmente, mesmo sem o pagamento, mas com uma marca d'água.
Para mais informações sobre a Microsoft e o Windows 11, fique ligado no site do TecMundo.