Microsoft troca som de inialização do Windows 11 pelo Windows Vista 'sem querer'
Oficialmente, a troca de som pelo toque de inicialização do Windows Vista foi tratada como bug, mas um responsável pelos testes afirmou ser consequência de uma brincadeira

16/06/2025, às 14:30
Por engano, a Microsoft substituiu o som de inicialização do Windows 11 pelo do Windows Vista em uma versão de testes do sistema operacional. A melodia nostálgica foi flagrada pelo repórter Tom Warren, do site The Verge, e rapidamente viralizou nas redes sociais.
O erro foi reconhecido pela própria Microsoft como um bug, mas tratado com bom humor pela equipe. Nas notas de atualização da build, a empresa incluiu uma menção divertida sobre o ocorrido:
- Leia também: Alguém fez o Moto Razr 40 Ultra rodar o Windows XP
“O lançamento dessa semana chega com um gostoso sopro do passado e tocará o som de boot do Windows Vista ao invés do Windows 11. Estamos trabalhando em uma correção”, diz a Microsoft.
A troca é tão inusitada que, se não fosse o comunicado oficial, poderia facilmente ser encarada como um easter egg ou uma provocação nostálgica aos testadores do Windows Insider.
O problema aconteceu na versão distribuída pelo Canal Dev do Windows 11 na compilação 26200.5651 do Windows 11: o arquivo “.WAV” de inicialização, armazenado no registro imageres.dll, foi substituído pelo toque clássico do Vista. Ainda não se sabe exatamente como isso ocorreu.
Será mesmo um bug?
No X (antigo Twitter), Brandon LeBlanc, um dos responsáveis pelas versões de teste do programa Windows Insider, comentou: “Brinquei um pouco com os arquivos de som do Windows e achei que o público precisava de um vislumbre do passado”. Em tom ainda mais sarcástico, completou: “Vocês disseram como amavam o Windows Vista”. Em outra postagem, ele confirmou que se tratava de um bug — ou pelo menos foi essa a versão oficial.
Fica a dúvida: foi mesmo um erro técnico ou só uma forma bem-humorada de cutucar o visual Liquid Glass do iOS 26 com uma pitada de nostalgia digital?
Curte esses tropeços tecnológicos cheios de história? Siga o TecMundo no Instagram, TikTok, YouTube, X e Facebook para relembrar clássicos e acompanhar de perto o que há de mais novo — e inesperado — no mundo da tecnologia.