Software

Photoshop ganha aplicativo para Android; veja como participar do beta público

Versão mobile do popular editor de fotos tem recursos de IA, sincronia de alterações entre dispositivos e acesso gratuito enquanto os testes estiverem em andamento

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

03/06/2025, às 10:00

A Adobe anunciou, nesta terça-feira (03), o lançamento da versão para tablets e smartphones com Android do editor de imagens Photoshop. O aplicativo não tem custos para downloads e já está disponível inclusive para o público brasileiro, inicialmente em uma etapa de beta público.

Segundo a Adobe, o objetivo do lançamento é "atrair a próxima geração de usuários criativos" que produzem conteúdos principalmente pelo smartphone e também a base de usuários do Android, que tem no Brasil um dos seus maiores mercados.

três telas promocionais do photoshop no celular
Algumas das possibilidades de uso do Photoshop no celular. (Imagem: Reprodução/Adobe)

A chegada da ferramenta acontece poucos meses depois da chegada do Photoshop para iPhone. Até então, donos de smartphones só podiam usar ferramentas alternativas e menos completas da própria companhia para mexer em fotos, desenhos e ilustrações, como o Photoshop Express.

Como é o Photoshop para Android

O aplicativo do editor de imagens Photoshop no Android traz as principais ferramentas de edição de imagem para a tela sensível ao toque, inclusive recursos profissionais de produção visual. Ele é gratuito para baixar e usar, embora algumas das funções e "experiências" sejam exclusivas da versão paga.

  • No app, a interface foi toda otimizada para telas menores, inclusive no posicionamento de ícones e funções;
  • Estão presentes recursos como camadas, máscaras, substituição de fundo e remoção de objetos;
  • É possível usar créditos para aproveitar a edição com inteligência artificial (IA), capaz de alterar, remover ou inserir elementos na tela após um simples comando de texto ou toque na tela.
  • O Photoshop para Android usa modelos de IA no próprio dispositivo, o que significa que é possível usar essas funções mesmo sem conexão com a internet. Caso conectado, ele opera de forma híbrida de acordo com a disponibilidade da rede;
  • Qualquer dispositivo Android com no mínimo 6 GB de RAM e sistema operacional igual ou superior ao Android 11 pode baixar o aplicativo, que tem o português do Brasil como um dos idiomas desde o lançamento;
  • A partir da conta Adobe, é possível sincronizar o trabalho entre dispositivos e continuar a edição de uma imagem iniciada pelo celular usando a versão web do Photoshop no computador.

O teste público e grátis do Photoshop para Android

A partir desta terça-feira, mesmo dia do lançamento do aplicativo, o Photoshop entra em fase de beta público no Android. O evento inclui um benefício para quem testar desde já o serviço.

Ao longo do beta, a Adobe garante o acesso gratuito por tempo limitado a todos os recursos, inclusive as ferramentas premium, por qualquer usuário que acessar o editor de imagens após o download na Google Play Store. Neste caso, as funções que serão pagas estão sinalizadas como “Free to try” (Gratuito para testar) por tempo limitado.

“A partir do lançamento oficial, o Photoshop para Android continuará disponível gratuitamente, mas contará também com um modelo de assinatura para quem quiser acesso completo à experiência premium. Esse plano incluirá 100 créditos generativos por mês, 100 GB de armazenamento em nuvem e acesso ao Photoshop Web. O valor da assinatura ainda está em definição e será divulgado em breve”, explica Vitor Gomes, gerente sênior de Marketing da Adobe. De acordo com ele, o Brasil é um dos mercados prioritários do lançamento.

Quer conhecer a história do Photoshop, da criação até a evolução para virar uma ferramenta tão importante na indústria? Confira esse vídeo especial preparado pelo TecMundo!


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Fontes