Microsoft integra modelos Grok 3 e Grok 3 mini à plataforma Azure AI Foundry
As IAs disponibilizadas aos usuários do serviço na nuvem possuem controles de segurança mais rígidos para evitar erros cometidos no X.

19/05/2025, às 17:51
)
Fonte: Getty Images
A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (19) a integração dos modelos Grok 3 e Grok 3 mini ao Azure AI Foundry, ampliando a lista de modelos de inteligência artificial generativa disponíveis para os usuários da plataforma. A novidade foi revelada durante a abertura da edição 2025 da conferência Build.
Conforme a gigante de Redmond, os modelos desenvolvidos pela xAI de Elon Musk terão os mesmos acordos de nível de serviço (SLAs) com os quais os clientes já estão acostumados. As equipes da própria dona do Windows também poderão utilizar a tecnologia em diferentes tarefas.
- Leia também: Microsoft quer ‘redefinir’ a internet com novos Agentes de IA que tomam ações sozinhos
- Aproveite: economize em notebooks, celulares e mais com o cupom Amazon!
)
Grok 3 e mais modelos no Azure AI Foundry
Versão mais recente da IA do X, o Grok 3 conta com vários avanços em relação à geração anterior do bot, que poderão ser aproveitados pelos usuários do Azure AI Foundry. A plataforma na nuvem oferece, ainda, acesso a mais de 1.900 modelos de IA hospedados por parceiros e pela Microsoft.
- O Grok 3 traz grandes melhorias na capacidade de edição de imagens, possibilitando modificar fotos com simples comandos via texto ou voz;
- Ele também permite alterar estilos e planos de fundo, remover e adicionar objetos com facilidade;
- A versão atualizada consegue até mesmo retirar marcas d’água em imagens que possuem direitos autorais, gerando debates em relação a questões éticas;
- Melhorias na capacidade de realizar buscas online são outro destaque, resultando em respostas muito mais completas;
- A plataforma de IA da Microsoft também disponibiliza opções como DeepSeek R1, Sora e Flux Pro 1.1, entre muitas outras alternativas.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, quer a que a big tech seja vista como um provedor de hospedagem para todos os modelos populares ou emergentes, como destaca o The Verge. No entanto, a chegada do Grok pode aumentar as tensões com a OpenAI, parceira da empresa e rival da xAI.
Projetado para desenvolvedores, o Azure AI Foundry oferece uma ampla gama de modelos para a criação de aplicativos que atendem a diferentes necessidades, facilitando a experimentação. Atualmente, a plataforma possui mais de 70 mil usuários, que processaram 100 trilhões de tokens no último semestre.
)
Polêmicas com o Grok
A IA do antigo Twitter tem se envolvido em polêmicas desde o seu lançamento, em 2022. No início do ano, o bot estava deixando de considerar em suas respostas as fontes que citassem Elon Musk e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como autores de postagens que promoviam fake news.
Na ocasião, a xAI responsabilizou um antigo funcionário da OpenAI pelo problema, afirmando que ele teria feito modificações não autorizadas no código do bot para evitar citações às duas personalidades. Recentemente, a tecnologia passou por algo semelhante mais uma vez.
Durante interações com usuários da rede social, o Grok começou a mencionar o tema “genocídio branco” na África do Sul mesmo nas conversas sem qualquer relação com o assunto. A desenvolvedora detectou uma alteração na IA, precisando lançar uma atualização para corrigir o erro.
- Fique por dentro: Microsoft diz que suas tecnologias não 'feriram pessoas' em conflito na faixa de Gaza
Sobre esses problemas, a Microsoft disse que as versões hospedadas no Azure AI Foundry possuem um controle de segurança mais rígido, diferente do modelo oferecido na rede social. Com isso, espera-se que a tecnologia não repita tais erros.
Gostou do conteúdo? Continue lendo mais notícias no TecMundo e interaja com a gente comentando em nossos perfis nas redes sociais.

Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.