Tchau, Siri? Apple pode permitir uso de Alexa, Google Assistente e outros no iPhone
Essas mudanças acabariam com o ‘monopólio’ sobre a Siri e entrariam em vigor somente em países da União Europeia

Por Felipe Vidal
19/05/2025, às 17:30
Atualizado em 19/05/2025, às 22:51
)
A Apple pode permitir que os usuários do iPhone escolham um assistente de voz diferente da Siri nos aparelhos em um futuro próximo, mas só na Europa. Mesmo que a assistente original da Maçã não seja a mais querida, a companhia deve realizar esse movimento por conta de uma ação mandatória proveniente da União Europeia.
Em outras palavras, no futuro, talvez os usuários de diversos dispositivos do ecossistema da Apple possam eles mesmos escolherem os assistentes que melhor se adaptem ao seu uso. Logo, os consumidores poderão escolher entre instalar e utilizar o Google Assistente, a Alexa da Amazon, etc.
)
- A informação foi revelada em uma extensão reportagem da Bloomberg, assinada pelo jornalista Mark Gurman, que tem um forte histórico de acertos;
- Essa mudança pode contemplar também o iPad, notebooks Mac e outros dispositivos, como o futuro smart hub da empresa;
- O fim da exclusividade da Siri seria, inicialmente, somente nos países contemplados na União Europeia;
- Esse relatório explica as dificuldades da Apple na criação de suas IAs e assistentes, justificando o “compromisso” da empresa com a privacidade dos usuários.
Apesar das informações, ainda é incerto quando a Apple terá que permitir assistentes de voz diversos disponíveis nos produtos da empresa.
Por que a Apple pode permitir outros assistentes no iPhone?
Os motivos que podem levar a Apple a liberar outros assistentes de voz no seu ecossistema tem nome e sobrenome: União Europeia. O bloco econômico já deu dor de cabeça para a empresa ao exigir o uso de cabos USB Tipo-C e o fim do conector Lightning no passado.
- Essa mudança de assistentes virtuais parece uma medida mandatória por parte dos representantes do bloco;
- A regulação da União Europeia quer reduzir o nível de monopólio, e pode ser esses um dos motivos que levará à multiplicidade de assistentes no iPhone;
- No passado, a Apple também precisou permitir que seu sistema operacional adotasse “lojas alternativas” e aplicativos de fora da App Store;
- Medida sobre uso de apps e lojas alternativas causou polêmica com conteúdos pornográficos e não aprovados pela Apple.
Até que essas alterações sejam realmente colocadas em prática, pode demorar um tempinho. O ponto principal é que a Apple novamente fica na corda bamba quando o assunto são as regras mais rígidas da União Europeia, e o receio por sanções que atrapalhem as vendas de seus produtos.
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar seu iPhone novo no Mercado Livre!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar seu iPhone novo na Amazon!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar seu iPhone novo no Ponto Frio!
Para mais informações sobre a Apple e a Siri, continue ligado no site do TecMundo.