OpenAI lança Codex: ferramenta vai substituir profissionais juniores?
Baseada no modelo codex-1, a Codex criará códigos mais limpos e precisos, além da realização de testes automatizados

Por Equipe TecMundo
16/05/2025, às 18:30
)
A OpenAI lançou nesta sexta-feira (16) o Codex, um agente de codificação que automatiza tarefas de programação para engenheiros de software.
Segundo a empresa, a ideia é que a ferramenta seja capaz de ajudar profissionais na distribuição de tarefas para inteligência artificial. A OpenAI não fez comentários sobre a possibilidade de outras companhias substituírem profissionais juniores por IA.
- Leia também: Seu 'por favor' e 'obrigado' enviados ao ChatGPT já custaram milhares de dólares à OpenAI
O que é o Codex
Baseada no modelo codex-1, que é uma variante do modelo de raciocínio o3, a OpenAi alega que a ferramenta criará códigos mais limpos e precisos, além da realização de testes automatizados.
O Codex será usado para:
- Escrever novos recursos
- Corrigir bugs
- Realizar testes
- Revisar códigos
No momento, o Codex está disponível apenas para assinantes pagos dos planos ChatGPT Pro, Team e Enterprise. Nas próximas semanas, os usuários Plus e Edu receberão o acesso.
Vale notar que, segundo a OpenAI, o Codex não é capaz de desenvolver código malicioso, além de operar via sandbox sem acesso à internet ou API externa.
"A conclusão de uma tarefa normalmente leva de 1 a 30 minutos, dependendo da complexidade, e você pode monitorar o progresso do Codex em tempo real", disse a empresa. “Assim que o Codex conclui uma tarefa, ele confirma as alterações em seu ambiente. O Codex fornece evidências verificáveis de suas ações por meio de citações de logs de terminal e saídas de teste, permitindo rastrear cada etapa realizada durante a conclusão da tarefa”.