Software

Microsoft Teams vai impedir prints de tela em reuniões

Nova funcionalidade visa aumentar a privacidade em videochamadas e prevenir vazamento de informações sigilosas

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vidal

13/05/2025, às 16:00

Microsoft Teams vai impedir prints de tela em reuniões

Se você é do time que gosta de fazer umas capturas de tela em reuniões no Microsoft Teams, essa prática está com os dias contados. A Microsoft anunciou que adicionará um recurso para restringir que os participantes das videochamadas tirem os famosos prints do conteúdo exibido.

Como aponta a gigante de Redmond, a funcionalidade de impedir capturas de tela começará a ser enviada a diversos usuários a partir de julho. As informações foram divulgadas no site oficial da empresa de forma meio escondida em um planejamento de funcionalidades para o Microsoft 365.

Microsoft Teams vai impedir prints em reuniões
Bloqueio de capturas de tela acontecerá apenas em reuniões (Imagem: Microsoft)
  • A prevenção contra captura de tela fará com que os prints dos usuários fiquem pretos, similar ao que acontece em serviços de streaming;
  • Essa funcionalidade estará disponível tanto para a versão desktop do Microsoft Teams no Windows e MacOS, quanto nos aplicativos mobile para Android e iOS.
  • Usuários que logarem na reunião por um aplicativo ou plataforma não suportada será colocado no modo de áudio;
  • Não há informações se essa opção também irá impedir a gravação de vídeos por softwares externos.

Com alguns detalhes faltando, fica claro que a Microsoft quer dar mais autonomia aos donos das reuniões e facilitar o controle de informações. O que não está claro é se essa opção será ativada por padrão em qualquer reunião, ou poderá ser desativada pelos anfitriões, quando não houver necessidade.

Por que o Microsoft Teams terá bloqueio de prints?

Mesmo que para muitos seja uma adição bem chata, a funcionalidade de impedir capturas de tela no Microsoft Teams parece um movimento centrado nas grandes empresas. Por mais que diversos usuários tirem prints somente por brincadeira ou para salvar alguma informação, há o receio de vazamento de dados.

Muitas companhias, sejam pequenas, médias ou grandes, possuem políticas de confidencialidade rigorosas. Assim, impedir as capturas de tela seria mais uma maneira de reduzir o número de vazamentos indesejados.

Inclusive, isso é um problema recorrente no mundo da tecnologia. Diversos eventos online de revelação acabam vazando antes da hora por conta de capturas de tela que revelam o conteúdo do material, seja acidentalmente ou de forma premeditada.

Embora interessante e útil em determinados momentos, também vale questionar quando a Microsoft pretende melhorar o ecossistema do Teams e ajustar de vez a confusão ao logar múltiplas contas.

Para mais informações e novidades sobre o Microsoft Teams, basta ficar ligado no site do TecMundo. Inclusive, recentemente a Microsoft lançou novos notebooks da linha Surface com chips Snapdragon.