Imagem de: Instalador do Java não vai desistir de empurrar o Ask.com para você

Instalador do Java não vai desistir de empurrar o Ask.com para você

1 min de leitura
Avatar do autor

Não deixe de desmarcar as caixinhas de "crapware" (Fonte da imagem: Reprodução/NakedSecurity)

Aquela sua tia que não sabe muito bem como funciona a internet não vai parar de reclamar para você sobre programas que “aparecem do nada” no computador por um bom tempo. Pelo menos se depender da Oracle, desenvolvedora do Java, a barra do Ask.com vai continuar perturbando muita gente no instalador desse e de muitos outros programas.

O “problema” é tão sério que, segundo a Serasa Experian, o Ask.com é o terceiro buscador mais utilizado no Brasil, com mais de 5% do mercado. Isso quer dizer que boa parcela dos brasileiros usa o Ask.com por conta da intromissão da ferramenta nos navegadores, que têm suas configurações completamente alteradas quando o complemento chega ao computador junto com o Java e outros.

Para você ter uma ideia, o Bing, o segundo colocado na pesquisa da Serasa Experian, possui apenas 7,61% do mercado nacional de buscas na internet. Ou seja, a barrinha do Ask.com realmente faz a diferença.

Vai continuar por causa de acordos comerciais

Essa é a desculpa da Oracle para não remover o Ask.com do instalador do Java. De acordo com Doland Smith, chefe de uma divisão na empresa, o complemento é importante para arrecadar e para manter parcerias. “Quando você tem uma relação comercial como essa, não está apenas lidando com suas próprias políticas de comunicação e reconhecimento de receitas, mas também tem uma parceria comercial e um acordo que você deve cumprir,” justifica.

Mesmo com o incômodo que esse tipo de software embarcado gera, muitas ferramentas open source dependem dele para viver, o que dificilmente deve ser o caso da Oracle. Ainda assim, não há muito do que reclamar, na verdade. Isso porque a barra do Ask.com e de muitos outros do tipo pode ser simplesmente descartada pelo usuário, mas ainda assim são extremamente odiadas.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Instalador do Java não vai desistir de empurrar o Ask.com para você