Instalador do Java não vai desistir de empurrar o Ask.com para você

1 min de leitura
Imagem de: Instalador do Java não vai desistir de empurrar o Ask.com para você

Não deixe de desmarcar as caixinhas de "crapware" (Fonte da imagem: Reprodução/NakedSecurity)

Aquela sua tia que não sabe muito bem como funciona a internet não vai parar de reclamar para você sobre programas que “aparecem do nada” no computador por um bom tempo. Pelo menos se depender da Oracle, desenvolvedora do Java, a barra do Ask.com vai continuar perturbando muita gente no instalador desse e de muitos outros programas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O “problema” é tão sério que, segundo a Serasa Experian, o Ask.com é o terceiro buscador mais utilizado no Brasil, com mais de 5% do mercado. Isso quer dizer que boa parcela dos brasileiros usa o Ask.com por conta da intromissão da ferramenta nos navegadores, que têm suas configurações completamente alteradas quando o complemento chega ao computador junto com o Java e outros.

Para você ter uma ideia, o Bing, o segundo colocado na pesquisa da Serasa Experian, possui apenas 7,61% do mercado nacional de buscas na internet. Ou seja, a barrinha do Ask.com realmente faz a diferença.

Vai continuar por causa de acordos comerciais

Essa é a desculpa da Oracle para não remover o Ask.com do instalador do Java. De acordo com Doland Smith, chefe de uma divisão na empresa, o complemento é importante para arrecadar e para manter parcerias. “Quando você tem uma relação comercial como essa, não está apenas lidando com suas próprias políticas de comunicação e reconhecimento de receitas, mas também tem uma parceria comercial e um acordo que você deve cumprir,” justifica.

Mesmo com o incômodo que esse tipo de software embarcado gera, muitas ferramentas open source dependem dele para viver, o que dificilmente deve ser o caso da Oracle. Ainda assim, não há muito do que reclamar, na verdade. Isso porque a barra do Ask.com e de muitos outros do tipo pode ser simplesmente descartada pelo usuário, mas ainda assim são extremamente odiadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.