Software

Microsoft adia testes públicos do polêmico Windows Recall mais uma vez

A ferramenta agora será liberada para testes no programa Windows Insider em algum momento de dezembro

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

01/11/2024, às 11:15

Microsoft adia testes públicos do polêmico Windows Recall mais uma vez

Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Imagem de Microsoft adia testes públicos do polêmico Windows Recall mais uma vez no tecmundo

O polêmico Microsoft Recall foi adiado mais uma vez. Em comunicado enviado ao The Verge, a empresa anunciou que os testes com o recurso começarão em dezembro deste ano.

O adiamento acontece para dar mais tempo para "refinar a experiência antes de lançar a prévia para Windows Insiders", segundo o gerente de produto sênior, Brandon LeBlanc. "Estamos comprometidos em entregar uma experiência segura e confiável com o Recall", pontuou em comunicado.

Anunciado no começo do ano junto aos PCs Copilot+, o Windows Recall é uma nova ferramenta nativa do Windows 11 que tira prints da sua tela a cada 5 segundos para criar uma linha do tempo da sua atividade. Depois de capturadas, o sistema usa inteligência artificial para interpretar o conteúdo e descrever o contexto.

O Windows Recall cria uma linha do tempo da sua atividade no computador usando inteligência artificial.O Windows Recall cria uma linha do tempo da sua atividade no computador usando inteligência artificial.

Contudo, a recepção da novidade não foi nada boa: especialistas temiam pela privacidade dos usuários, uma vez que a ferramenta praticamente monitora sua atividade constantemente. Após investigação, também foi descoberto que o Recall nem mesmo criptografava as interpretações extraídas das capturas, deixando-as acessíveis na memória do computador.

Anúncio do recurso gerou polêmica instantaneamente

Alvo de uma enxurrada de críticas, a Microsoft decidiu repensar o recurso. A empresa manteve a proposta inicial, mas implementou profundas mudanças em segurança para tornar o recurso mais confiável. Além disso, a empresa tornou o uso do Recall totalmente opcional no Windows 11.

Após a revisão, a Microsoft anunciou que o início dos testes públicos com o Recall aconteceria em outubro deste ano. Agora, a empresa adiou novamente a estreia do recurso, agora para dezembro (sem data específica definida).

A justificativa da Microsoft para o adiamento dos testes foi bastante vaga e repentina,  divulgada apenas no último dia de outubro. De toda forma, marca mais um capítulo do desenvolvimento desse recurso controverso do Windows.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.