Software

Bug do Microsoft Word pode excluir arquivos por engano; saiba como evitar

O problema acontece no Word ao adicionar um caractere específico no nome do arquivo ou deixar o nome da extensão em caixa alta; veja os detalhes!

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

08/10/2024, às 10:45

Bug do Microsoft Word pode excluir arquivos por engano; saiba como evitar

Fonte:  GettyImages 

Imagem de Bug do Microsoft Word pode excluir arquivos por engano; saiba como evitar no tecmundo

Um novo bug do Microsoft Word pode apagar seus arquivos por engano, relatam usuários. A simples adição de um caractere no nome do arquivo pode sumir com o documento — às vezes, até impedindo a restauração na lixeira.

Segundo publicações de usuários no Microsoft Community, o problema acontece em dois cenários: ao adicionar o caractere "#" (cerquilha) no nome do arquivo ou se a extensão dele está em letras maiúsculas, como ".DOCX" ou ".RTF" em vez de ".docx" e ".rtf".

Felizmente, isso não acontece em todas as versões do editor de texto. Em uma outra publicação, a Microsoft reconheceu que o problema está na versão 2409 do Word.

O bug do Microsoft Word pode apagar seus arquivos se o nome conter um caractere específico. (Imagem: Getty Images)O bug do Microsoft Word pode apagar seus arquivos se o nome conter um caractere específico. (Imagem: Getty Images)

Como não perder o arquivo no Word

Ciente do bug, a Microsoft investiga suas causas e prepara uma correção. Até lá, a empresa sugeriu algumas alternativas para evitar que seu arquivo suma ou restaurá-lo, caso tenha sido apagado por engano.

  • Salve o documento manualmente antes de fechá-lo — e não coloque os caracteres mencionados;
  • Ative a opção "Não mostre o Backstage quando abrir ou salvar arquivos com atalhos do teclado";
  • Encontre e restaure o arquivo deletado a partir da lixeira.

Em alguns casos, o arquivo apagado por engano não aparece na Lixeira do Windows. Em um dos relatos, o usuário menciona que levou algum tempo até o documento aparecer disponível para restauração.

De acordo com o site Digital Trends, o problema afeta um pequeno número de usuários. De qualquer maneira, é importante seguir as recomendações da Microsoft para evitar surpresas.




Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.