Software

Atualização faz alguns celulares Samsung pararem de funcionar

Se afetados, os celulares entram em loops infinitos de reinicializações

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

04/10/2024, às 07:15

Atualizado em 20/03/2025, às 09:25

Atualização faz alguns celulares Samsung pararem de funcionar

Fonte:

Imagem de Atualização faz alguns celulares Samsung pararem de funcionar no tecmundo

Celulares da Samsung entraram em ciclos infinitos de reinicializações recentemente, relatam usuários no Reddit. O problema parece afetar celulares mais antigos da empresa, como Galaxy S10, Galaxy Note 10 e Galaxy M51.

Até agora, a causa do problema é indefinida. Contudo, a principal suspeita é de que o bug é proveniente de um update do SmartThings Framework, recentemente atualizado nesses aparelhos.

Se o seu celular foi afetado, uma das soluções é fazer uma restauração para o padrão de fábrica. O problema é que, se o aparelho entra em um ciclo de reinicializações, é impossível alcançar a tela principal do aparelho para restaurá-lo.

Infelizmente, o processo elimina todos os aplicativos, os arquivos e os dados contidos no aparelho, porém. Isso tende a ser um problema menos incômodo se você mantém um backup de dados ativo na nuvem ou em outro dispositivo.

Samsung reconheceu o problema

Não há uma lista exata de quais celulares podem ser afetados pelo problema. Nas publicações compartilhadas no Reddit, usuários relatam que o bug pode atingir os aparelhos:

  • Galaxy S10 Lite;
  • Galaxy S10e;
  • Galaxy S10 Plus;
  • Galaxy S10 5G;
  • Galaxy Note 10;
  • Galaxy Note 10 Plus;
  • Galaxy Note 10 Plus 5G.

A melhor alternativa para o momento é desabilitar o download e a instalação automáticos de atualizações. Para isso, você deve ir em Configurações > Apps > Galaxy Store > Configurações de Galaxy Store e mudar a opção "Atualização automática de aplicativos" para "Nunca".

No fórum Samsung Members, a empresa reconheceu o problema e disse ter interrompido a distribuição do update. A empresa "trabalha arduamente" para resolver o bug.

Na publicação, a fabricante sul-coreana menciona que os usuários afetados podem levar o aparelho para um centro de atendimento oficial da Samsung para solucionar o problema.

 


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.