Software

Google libera Gemini Nano para rodar em diversos apps do Android

Antes compatível somente com softwares do Google, a empresa liberou o suporte do Gemini Nano para interagir nativamente com aplicativos third-party em smartphones com Android

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

02/10/2024, às 16:00

Google libera Gemini Nano para rodar em diversos apps do Android

Fonte:  Google 

Imagem de Google libera Gemini Nano para rodar em diversos apps do Android no tecmundo

Após ser anunciado em dezembro de 2023 para um grupo seleto de apps, o Google confirmou que o Gemini Nano estará disponível para todos os aplicativos do ecossistema Android. O recurso é um LLM (Grande Modelo de Linguagem) que usa inteligência artificial nativamente em smartphones.

De modo simples, o Gemini Nano atua como uma versão reduzida do assistente padrão da companhia de Mountain View. A tecnologia, disponível em linhas de smartphones como o Pixel 9 e os Galaxy S24, poderá ser utilizada em basicamente qualquer app, e não apenas em softwares do Google, como o Pixel Recorder, Google Messages, etc.

Isso só será possível graças ao programa Google AI Edge SDK da tecnologia, que ficou disponível para desenvolvedores recentemente. Assim, os desenvolvedores de diversos aplicativos poderão testar o Gemini Nano e criar interações. 

Inicialmente, essa funcionalidade só está disponível no Pixel 9, mas a companhia expandirá para outros smartphones em breve.

Somente funções em texto

Os responsáveis pelos softwares poderão customizar como o Nano reage aos aplicativos, mas por enquanto apenas em ações de texto para texto. A companhia informa que adicionará a compatibilidade para outras modalidades, como imagens e vídeos, no futuro.

Gemini Nano pode transcrever áudios gravados sem ter acesso à internet.Gemini Nano pode transcrever áudios gravados sem ter acesso à internet.

Com o Gemini Nano integrado aos aplicativos, os usuários podem solicitar ações como resumo de textos, respostas inteligentes, reformulação de frases e revisão de conteúdos.

O mais interessante da tecnologia é que ela não depende de conexão com a internet, uma vez que roda nativamente nos celulares. Segundo o Google, isso também ajuda a manter a privacidade dos dados dos usuários.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.