Empreendedorismo: por que investir em cibersegurança para pequenos negócios?

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Empreendedorismo: por que investir em cibersegurança para pequenos negócios?

Os tempos mudaram e muito do que se fazia pessoalmente, no passado, hoje é feito de maneira mais prática e totalmente online. Embora isso facilite grande parte das tarefas e aumente a produtividade, a internet também tem seu lado perigoso, já que nos expõe a riscos e ameaças relacionados à segurança cibernética — ou cibersegurança.

Se isso vale para os usuários pessoais, vale ainda mais para as empresas que oferecem seus produtos e serviços pela internet. E a situação é ainda mais delicada para pequenos negócios e profissionais autônomos, que não têm a verba de uma grande corporação por trás.

Por isso, hoje vamos abordar a importância de investir em softwares de segurança para micro e pequenas empresas — e como fazer isso sem quebrar o orçamento, com as soluções Avast Business.

Por que é tão importante investir soluções de segurança para pequenos negócios?

Diferente das grandes corporações, que podem arcar com soluções caras para garantir a segurança de seus dados e minimizar o impacto de quaisquer ameaças online, autônomos e pequenas empresas tendem a ser alvos mais fáceis para cibercriminosos.

Com menos verba à disposição para investir em uma grande infraestrutura de segurança, esses empreendedores tendem a ficar à mercê de criminosos virtuais com muito mais facilidade. Confira a seguir alguns dos principais riscos online para micro e pequenos empreendedores:

 Getty Images/Reprodução   Sofrer um ataque de ransomware ou ter seus dados roubados são pesadelos de qualquer empresa.

Vírus e Malware

Ameaças como vírus e malware já são bastante conhecidas há muito tempo. Eles são arquivos e softwares maliciosos, que passam por brechas na segurança e se instalam no dispositivo, às vezes sem nem o usuário saber.

Esses vírus podem causar vários tipos de problemas, como: corromper ou apagar arquivos e dados importantes, sobrecarregar o dispositivo a ponto de danificá-lo, espiar as atividades realizadas no dispositivo infectado e criar pontos vulneráveis, facilitando a invasão do aparelho por criminosos.

Dessa forma, o investimento em um bom sistema de cibersegurança é importante, tanto para manter a saúde e integridade de dispositivos físicos quanto para proteger arquivos e dados sensíveis.

Ransomware

Além disso, criminosos especializados em ataques digitais estão sempre em busca de aplicar com sucesso os ransomware, também conhecidos como vírus sequestradores, que literalmente fazem de reféns os dados de negócios ao redor do mundo.

Esse tipo de ataque pode gerar danos tanto financeiros quanto para a reputação da empresa, já que esses dados podem ser expostos na internet caso não seja feito o pagamento do resgate exigido pelos hackers.

Avast Business: cibersegurança para pequenos negócios

Avast BusinessO Avast Business oferece soluções de segurança cibernética também para pequenos negócios

A boa notícia é que existem programas que oferecem soluções de cibersegurança para pequenos negócios, escritórios com poucos profissionais ou empreendedores individuais, que trabalham em home office, por exemplo, sem pesar tanto no orçamento. Uma dessas ferramentas é o Avast Business, que oferece softwares de segurança cibernética para micro escritórios e pequenos e médios negócios.

Com a proposta de manter o empreendimento online em segurança dos riscos e ameaças da internet, deixando o cliente livre para focar em outras tarefas referentes à sua empresa, o Avast hoje conta com duas soluções com focos em diferentes públicos. A seguir, vamos detalhar um pouco mais duas de suas principais ferramentas de cibersegurança voltadas aos pequenos negócios.

Avast Small Office Protection

Ideal para micro escritórios e profissionais que atuam em home office, o Avast Small Office Protection oferece proteção contra phishing, ransomware e ataques cibernéticos avançados. O pacote tem versões para Windows, Mac, iOS e Android, oferecendo suporte a até 10 dispositivos em uma única assinatura.

Avast O Avast Small Office Protection oferece proteção para até 10 dispositivos e tem suporte a Windows, Mac, Android e iOS. 

Um ponto interessante do Avast Small Office Protection é que o usuário pode simplesmente instalar, efetuar a primeira configuração e depois deixar tudo por conta da solução do Avast Business.

O software segue monitorando os dispositivos registrados no pacote sem a necessidade de intervenção constante do contratante, que pode seguir com suas atividades sem se preocupar com o risco de perda ou vazamento de dados sigilosos da empresa, ou de seus clientes.

Avast Small Business (Essential, Premium e Ultimate)

Já para os pequenos negócios, o Avast Business oferece três soluções com diferentes níveis de profundidade de atuação na segurança digital para até 999 dispositivos e gestão em nuvem, entre outros recursos.

A começar pelo Avast Small Business Essential, que conta com uma plataforma de gerenciamento online que monitora ameaças em tempo real via nuvem e permite gerenciar os terminais da empresa remotamente. A defesa dos dispositivos de usuários ainda protege os dados dos terminais e oferece proteção contra ransomware e phishing.

AvastO Avast Small Business Essential monitora ameaças em tempo real via nuvem e protege os terminais contra roubo de dados, phishing e ransomware.

Já o Avast Small Business Premium, além de oferecer os mesmos recursos, ainda pode limitar o acesso a conteúdo indesejado via Controle Web, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo. Ele também oferece VPN Pessoal para proteger dados transmitidos via redes de Wi-Fi públicas e auxilia no bloqueio de dispositivos de armazenamento não autorizados com a Proteção USB.

Por fim, o Avast Small Business Ultimate é a opção ideal para quem busca uma camada extra de proteção. Esta solução tem as demais funções dos modelos citados, mas oferece ainda correções automáticas a vulnerabilidades de aplicativos de terceiros.

Por exemplo, o Avast Small Business Ultimate protege os dispositivos de problemas de segurança ainda não corrigidos pelo Windows ou outros aplicativos utilizados no cotidiano, como Google Chrome, Java, e Zoom, entre outros.

Segurança em primeiro lugar

Com tanta informação sensível em jogo, é de suma importância manter a segurança dos dados de sua empresa e de seus clientes e fornecedores, além de monitorar potenciais ameaças em tempo real.

Dessa forma, uma das melhores maneiras de fazer isto é investir em uma solução de cibersegurança eficiente e que atenda às necessidades de empresas de quaisquer tamanhos, incluindo micro e pequenos negócios, como a do Avast Business!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.