5 formas de aumentar a vida útil e melhorar a performance do PC

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 5 formas de aumentar a vida útil e melhorar a performance do PC

Os computadores são, atualmente, companhia imprescindível na nossa vida: estão presentes na rotina de trabalho, nos estudos e até nos momentos de lazer. Por tudo isso, é essencial manter todo o cuidado com o seu PC, para garantir um bom desempenho e não correr o risco de ficar na mão bem no meio de um projeto.

Além disso, montar um bom PC envolve investimento financeiro e trocar os seus componentes pode sair muito caro. Entretanto, existem formas de manter a saúde de um computador com a adoção de práticas que prolongam a vida útil do equipamento e otimizam a performance, e o CCleaner pode ajudar nisso. Confira como logo abaixo!

Como aumentar a vida útil do seu PC?

vida útil do PC(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Há uma série de práticas que você pode colocar na sua rotina e que ajudam a preservar a sua máquina por muito mais tempo. São ações simples, cuja maior dificuldade é lembrar de colocá-las na rotina. Vamos ver quais são elas?

1. Monitorar a saúde do PC

Nossos PCs desempenham várias funções ao mesmo tempo. Para isso, eles precisam fazer rodar sistemas operacionais cada vez mais pesados. Pense, por exemplo, no quanto um game exige da sua máquina.

Por isso, é necessário ficar sempre de olho para saber o quanto o seu equipamento está ficando "cansado". É possível fazer esse check-up manualmente, conforme o tipo de computador que você tem, mas aplicativos específicos, como CCleaner, facilitam essa tarefa.

O recurso Speccy, disponível no plano CCleaner Pro Plus, faz uma análise avançada, verificando onde o seu PC está sobrecarregado e fornecendo relatórios detalhados do funcionamento dos componentes de hardware, para que você consiga antecipar problemas e desgastes.

2. Ter um bom antivírus

Uma prática básica de segurança, que também ajuda a manter a saúde do PC, é ter um antivírus confiável no seu dispositivo. Afinal, vírus, malware, spyware e outras ameaças também podem danificar qualquer dispositivo. Mas é importante lembrar que ele precisa estar sempre atualizado.

Isso acontece porque, com as atualizações, o antivírus recebe novas informações para enfrentar as ameaças que surgem. Deste modo, ele consegue detectar ameaças recentes e combatê-las imediatamente.

3. Manter o PC livre de lixo eletrônico

Todo mundo sabe como a limpeza física do computador é importante, já que a sujeira atrapalha o funcionamento dos componentes. Entretanto, a limpeza digital é tão importante quanto a física.

Os "junk files", ou arquivos inúteis, são arquivos temporários criados automaticamente quando o dispositivo executa uma nova tarefa. Nesse caso, também é possível incluir documentos e mídias que não são usados ou estão corrompidos, aplicativos obsoletos e outros itens que apenas ocupam espaço de disco sem nenhuma necessidade.

Para um bom funcionamento do PC, é importante fazer uma varredura, detectar esses arquivos e eliminá-los da máquina com regularidade. O CCleaner Professional faz limpezas agendadas na máquina, liberando espaço, otimizando o desempenho e deixando o PC mais leve e, principalmente, mais rápido.

4. Fazer limpezas regulares

Como citamos anteriormente, a limpeza física frequente é imprescindível para a saúde e a longevidade do PC. Isso porque poeira, fuligem e outras sujeiras comprometem o desempenho do dispositivo. Ela pode grudar nos componentes, afetando seu funcionamento ou impedindo a circulação de ar.

Nesse caso, o hardware pode superaquecer e estragar, precisando ser trocado antes do seu tempo de obsolescência. A dica é agendar um horário a cada três meses para fazer essa limpeza e, se não souber fazê-la sozinho, é recomendado deixar que um técnico ou uma pessoa experiente realize esse processo.

5. Fazer atualização dos drivers e softwares

Softwares e drivers desatualizados podem levar à ocorrência de problemas, como falha na rede, má resolução de tela e ausência de som, além de criar brechas de segurança no PC. Por isso, lembre-se de dar atenção a esse aspecto para não passar por situações indesejadas.

Além de já ter a função de atualizador de drivers, recentemente, a CCleaner lançou o recurso de Software Updater, que faz essa função pelos usuários. Ambas estão disponíveis nos pacotes pagos.

Aumente a longevidade e o desempenho do PC com CCleaner

CCleaner(Fonte: CCleaner/Reprodução)

Para manter seu PC funcionando bem por mais tempo, o CCleaner é uma ótima opção. Ele é um dos limpadores de sistema mais tradicionais no mercado, lançado em 2004, e continua sendo sempre atualizado com novas soluções.

Além das funções citadas, o CCleaner ainda pode:

  • Atualizar mais de milhões de drivers com o Driver Updater
  • Turbinar a velocidade do PC em até 34%
  • Aumentar a duração da bateria em até 30%
  • Liberar até 34 GB de espaço por ano

Conheça os planos da CCleaner e deixe o seu PC zero bala por muito mais tempo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.