Antivírus gratuito ou pago? Veja o comparativo!

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Antivírus gratuito ou pago? Veja o comparativo!
Imagem: gettyimages

Quando se fala em segurança digital, além de todos os cuidados que o usuário deve ter na internet, possuir um bom antivírus instalado em seus dispositivos é indispensável. Mas, na busca por antivírus, algumas dúvidas podem surgir diante das diferentes opções disponíveis no mercado. 

Um bom antivírus conta com recursos específicos de identificação de ameaças, proteção contra malwares e phishing, escaneamento periódico e também eliminação de arquivos que podem tornar seu computador ou smartphone mais lento. Entre as opções pagas e gratuitas, qual seria a mais indicada para cada caso? 

Pensando nisso, separamos algumas características do software de segurança da Avast tanto na sua versão premium quanto na versão gratuita. Confira! 

Antivírus Avast: confira as diferenças entre a versão gratuita e paga 

 pessoa mexendo no computadorA escolha entre a versão gratuita ou paga está relacionada as demandas e necessidades de cada usuário

A escolha entre a versão gratuita ou paga está relacionada as demandas e necessidades de cada usuário. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

Entre os programas que estão à disposição no mercado, a Avast está entre as que têm maior destaque. Afinal, são trinta anos de experiência no mercado e mais de 435 milhões de usuários no mundo todo que fazem uso nesse momento de um antivírus da marca. 

 Os softwares produzidos pela Avast utilizam técnicas que detectam e bloqueiam ameaçadas digitais a partir da análise do comportamento do usuário, com o emprego da inteligência artificial.  

Mas será que é preciso necessariamente comprar o antivírus para obter uma proteção completa? Para entender como essa escolha deve ser feita, é necessário avaliar o que cada versão oferece aos clientes. 

Avast Free Antivirus 

 O Avast Free Antivirus é um software que opera por meio da inteligência artificial, e é eficiente para detectar e combater arquivos como trojans, spyware e outros tipos de ameaça. Ele também consegue identificar as tentativas de phishing (golpe em que os criminosos jogam "iscas", como uma promoção irresistível, na expectativa de que a vítima clique em um link e forneça acesso aos seus dados).   

Essa versão do antivírus conta com seis camadas de segurança, reforçando a sua proteção. Além disso, ele pesa muito pouco, o que evita que seus dispositivos fiquem mais lentos por ele ter sido instalado. 

O software opera com segurança em redes Wi-Fi, incluindo as redes públicas. Por conta de todos os benefícios, o Avast Free Antivírus foi considerado uma das melhores opções gratuitas no mercado de acordo com sites especializados em análise de tecnologia. 

Avast Premium Security e Ultimate 

cadeadoO Avast Premium é a versão paga do antivírus da marca.

A Avast também oferece duas versões de antivírus pagos: o Avast Premium Security e Ultimate. Os dois softwares são mais recomendados para quem desempenha tarefas que exigem uma proteção reforçada, como jogar online por muito tempo, fazer várias transações financeiras e armazenar muitos documentos sensíveis ou sigilosos.  

Vale lembrar que o antivírus gratuito da Avast é bastante eficiente. Mas a versão paga traz alguns recursos adicionais, como a presença de firewall, proteção de identidade e controle parental. Outra vantagem é que o suporte técnico para o antivírus pago se torna mais ágil, o que é bastante importante no caso de empresas.  

Além disso, a versão Ultimate tem algumas diferenças em relação à Premium Security: ela traz todos os recursos anteriores, mas agrega também: 

  • Disponibilidade de rede VPN; 
     

  • Cleanup Premium, software que limpa e ajusta o seu PC; 
     

  • AntiTrack que esconde a identidade do usuário online.  

 Importante ressaltar que um pacote de qualquer um desses antivírus pode ser instalado em até 10 dispositivos ao mesmo tempo. 

Nesse sentido, se você faz um uso mais cotidiano da internet (a utiliza, por exemplo, para atividades simples como checar e-mail e acessar redes sociais), o Avast Free Antivirus será suficiente para a sua demanda. 

Porém, se o seu perfil envolve protocolos mais sofisticados, as versões pagas serão mais indicadas. Você pode, inclusive, baixar todas as versões para experimentar qual será o melhor para as suas necessidades. 

Se quiser saber mais detalhes de todos os serviços da Avast, é só clicar neste link.  

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.