Rede Globo inaugura inteligência artificial e realidade aumentada em seus programas

2 min de leitura
Imagem de: Rede Globo inaugura inteligência artificial e realidade aumentada em seus programas
Imagem: Bob Paulino/Globo

Na terça-feira (12), a Rede Globo apresentou para a imprensa os novos cenários do “Jornal da Globo”, “Hora 1” e “Jornal Hoje”. Os três estúdios ganharam um reforço de tecnologia com ambiente interativo, usando Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA).

A estreia foi feita no Jornal da Globo, que foi ao ar na noite de terça. O TecMundo conferiu de perto a nova tecnologia do painel de led que promete revolucionar os telejornais do canal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A tela curva de aproximadamente 15 metros de largura e 2,70 metros de altura entra para substituir as TVs que faziam parte dos antigos cenários, fazendo com que a notícia agora seja mais imersiva, tanto para o apresentador quanto para o espectador. Além disso, ainda é possível ver a redação através do telão enquanto as imagens estão em quadro.

Fernando Alonso, Diretor de pós-produção e design da Globo, foi quem nos apresentou como o painel de LED irá compor o novo cenário.

“A proposta da criação de um ambiente interativo, junto à Realidade Aumentada, é uma forma de trazer uma nova narrativa ao jornalismo, mais imersiva e moderna, ampliando a proximidade do público através de novos elementos que se conectam com a história. A iniciativa está a serviço do processo criativo e dos talentos, facilitando a criação de efeitos visuais e gráficos, resultando em experiências únicas e imersivas em realidade aumentada e virtual”, afirmou.

Como funcionará na prática?

Durante a demonstração foi possível ver que o apresentador terá seu corpo "trackeado" e identificado pela inteligência artificial, que saberá quem é que está no estúdio, reconhecendo padrões de gestos, movimentos e até o andar do ancora.

O trio de jornalistas Renata Lo Prete, Roberto Kovalick e César Tralli está há semanas treinando o novo cenário durante os intervalos de gravações, já que é algo totalmente novo no jornalismo atual. Foram seis meses desde a concepção do projeto até a entrega do novo cenário.

“A gente tinha uma Ferrari, agora temos uma carro voador”, disse Kovalick, apresentador do Hora Um. “Aonde podemos chegar, só nossa imaginação pode dizer”.

Estúdio Rede GloboNovos estúdios da Globo contarão com IA e realidade aumentada. (Foto: Bob Paulino/Globo)

Além disso, o painel terá um efeito de paralaxe bem parecido com o StageCraft, usado pela Industrial Light&Magic, empresa responsável pelos efeitos visuais de diversos filmes e séries como The Batman e Mandalorian. Segundo Alonso, o painel irá se adequar de acordo com a câmera escolhida pelo diretor, mantendo a noticia no mesmo lugar do painel independente de como o cinegrafista se mexa. Renata Lo Prete, ancora do Jornal da Globo, disse que o novo cenário faz com que eles tenham uma nova noção de natureza espacial, fazendo com que os movimentos sejam seguros e com tranquilidade.

O painel de LED é personalizável, dando a liberdade para que cada um dos apresentadores possa prepará-lo de acordo com a demanda do telejornal, incluindo até movimentos de mão para passar gráficos, imagens ou vídeos, tudo ao vivo. “É uma maneira mais didática, fluída e clara para se comunicar com o público”, disse Tralli.

As mudanças no ‘Hora 1’ e no ‘Jornal Hoje’ poderão ser vistas a partir desta quarta-feira, dia 13.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.