SmallPDF: veja como editar, juntar e converter PDFs de graça

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: SmallPDF: veja como editar, juntar e converter PDFs de graça
Imagem: donterase/Pixabay
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Quase todo mundo já passou por aquela situação chata de ter que editar ou assinar um documento em PDF só para acabar se frustrando ao não conseguir. Enquanto os softwares mais comuns de edição desse formato são pagos — e nada baratos —, felizmente existem alguns sites e plataformas que permitem ao usuário ter muito mais liberdade para mexer no arquivo, e o SmallPDF é um deles.  

Com o SmallPDF é possível fazer diversas ações, como comprimir arquivos PDF, para que eles se tornem mais leves e fáceis de compartilhar; converter arquivos de outros formatos — e há muitas opções para isso; juntar dois ou mais documentos PDF em um só; editar e até mesmo assinar.  

Confira a seguir como utilizar esses recursos e as vantagens que a plataforma oferece. 

Como comprimir PDF 

Quem já tentou enviar um arquivo grande por e-mail, ou carregar um documento volumoso na nuvem, sabe que essa tarefa nem sempre é fácil. Porém, com o SmallPDF, é possível reduzir o tamanho dos arquivos sem sacrificar a qualidade — e em poucos minutos.

smallPDF conversor de PDF(SmallPDF/Reprodução)

Passo 1: Acesse o SmallPDF 

Visite o site do SmallPDF.  

Passo 2: Selecione a ferramenta de compressão 

No menu principal,  clique na opção "Comprimir PDF", localizada no canto superior esquerdo.  

Passo 3: Faça o upload do seu arquivo 

Arraste seu arquivo PDF para a área designada, ou clique  em “escolher arquivo” para fazer upload do seu dispositivo, do Google Drive ou da DropBox. O SmallPDF receberá o pedido em poucos segundos. 

Passo 4: Acompanhe a compressão instantânea 

Em seguida, o SmallPDF utiliza algoritmos inteligentes para comprimir o arquivo sem prejudicar a qualidade. Para o usuário nenhuma ação é requerida nesta etapa. 

Passo 5: Baixe o PDF comprimido 

Quando o processo tiver sido concluído, é só baixar o arquivo compactado  e pronto para uso.  

Como converter PDF 

Mudar os arquivos PDF para outro formato é tão simples quanto comprimi-los. No SmallPDF, é possível converter PDF em Word, Excel, PPT e muito mais, sendo que a conversão para o editor da Microsoft é a funcionalidade mais utilizada.

small pdf conversor de PDF(SmallPDF/Reprodução)

Passo 1: Acesse a ferramenta de conversão  

A ferramenta de conversão do SmallPDF também está no menu superior do site, ao lado do recurso de imprimir. Basta clicar nele para acessar o conversor.  

Passo 2: Faça o upload do arquivo

Lá basta soltar ou subir o arquivo que deseja converter na ferramenta. Vale notar que se o documento estiver em Word, PPT, Excel ou imagem, ele será transformado em PDF. Porém, caso esteja em PDF, será necessário escolher o formato para o qual deseja alterar.  

Passo 3: Espere a conversão

Assim como na compressão, a conversão do documento acontece em questão de segundos e o usuário só precisa aguardar a finalização.  

Passo 4: Faça o download

Depois que o documento estiver pronto, a plataforma indicará que ele pode ser baixado. O usuário não precisa se preocupar com o arquivo original, que continuará inalterado no seu dispositivo. O SmallPDF cria uma cópia em outro formato! 

Como juntar PDF

Há situações em que é necessário juntar dois ou mais arquivos, como vários documentos no mesmo PDF. Para quem costuma usar o Word, ou outro editor de texto, essa ação pode ser feita copiando as informações de um arquivo para outro, ou adicionando páginas. No PDF, porém, é preciso utilizar ferramentas específicas para isso, e o SmallPDF, pode ser bastante útil nesses casos.

smallpdf juntar pdf(SmallPDF/Reprodução)

Passo 1: Acesse a ferramenta de fusão  

Ao lado dos recursos de comprimir e converter, está o de “Juntar PDF”. A ação é tão simples quanto as outras e nesse caso, exigindo poucos cliques.  

Passo 2: Faça upload dos arquivos 

Esse é o momento de escolher os arquivos que serão unificados, que devem estar nos formatos PDF, imagem, Excel, Word e/ou PPT. Nesse momento não é preciso adicioná-los na ordem em que aparecerão no documento final. Isso porque a ferramenta oferece a possibilidade de ordenar os arquivos antes de juntá-los. Outro ponto positivo é que não há limite de arquivos. 

Passo 3: Espere a combinação ser feita 

Depois de selecionar todos os arquivos que deseja, é só aguardar a ferramenta fazer a combinação. Mais uma vez, a ação é rápida e automática.  

Passo 4: Baixe o arquivo completo  

Em seguida é só fazer o download do documento com todas as páginas que foram adicionadas.  

Como editar PDF 

Para quem não tem a assinatura do Adobe Acrobat, a edição do PDF não é tão simples mas, muitas vezes, é necessário alterar o conteúdo desses documentos. A boa notícia é que no SmallPDFessa funcionalidade está disponível gratuitamente no portal. Veja como fazer!

smallpdf editar pdf grátis(SmallPDF/Reprodução)

Passo 1: Escolha a ferramenta de edição 

Assim como as outras ferramentas, a de edição está localizada no menu superior do site SmallPDF. 

Passo 2: Carregue o arquivo que deseja editar 

Para começar a editar um PDF, o primeiro passo é carregá-lo na ferramenta.  

Passo 3: Realize as edições 

Quando o documento já tiver sido carregado na plataforma, ele estará pronto para ser editado, receber imagens, destaques e muito mais.  

Passo 4: Salve e baixe  

Depois de fazer as alterações necessárias, é só clicar para salvar o arquivo. Vale notar que o documento final pode ser baixado em PDF, Word, PPT ou outro formato, basta escolher o que deseja.  

Como assinar PDF  

Outra possibilidade que o SmallPDF oferece é a de assinar PDF. Atualmente, é bastante comum usar esse formato para o envio de documentos formais, como contratos. Por isso, a plataforma disponibiliza uma forma de assinar os arquivos digitalmente, sem precisar imprimi-los e escrever manualmente. É possível solicitar a assinatura de até 100 pessoas por meio da ferramenta!

smallpdf assinar pdf(SmallPDF/Reprodução)

Passo 1: Acesse a ferramenta de assinatura  

A ferramenta de assinatura é a última que aparece no canto superior do SmallPDF. Basta clicar nela para começar a utilizar o recurso.  

Passo 2: Faça o upload do arquivo 

Em seguida, é só fazer o upload do arquivo que deseja que seja assinado. À direita, é possível adicionar a própria assinatura, as iniciais do nome, escrever algo e até adicionar um campo de data.  

Passo 3: Solicite as assinaturas  

Depois de assinar o documento, é necessário convidar os outros signatários para que eles também possam assinar. Para isso, é necessário ter o endereço de e-mail das pessoas envolvidas. Se for necessário, você pode criar uma sequência de assinaturas, por exemplo, assim que alguém assinar, o convite será passado para outro signatário e assim por diante.  

Passo 4: Crie um conta  

Para ter acesso à funcionalidade de assinaturas, é necessário ter uma conta, sendo que o teste de uma semana é gratuito. A conta é importante porque a assinatura não é uma tarefa realizada na hora. Como depende de outras pessoas, é necessário solicitar a ação e depois acompanhar quem já assinou ou não.  

Vantagens de usar o SmallPDF  

O SmallPDF é uma ferramenta completa, que possui vários recursos para quem usa arquivos PDF no dia a dia. Além do plano gratuito, é possível utilizar algumas funcionalidades da plataforma sem precisar fazer login. E, para aproveitar todas as possibilidades disponíveis, que são de uso ilimitado no Brasil, existem também planos pago para diferentes tipos de uso.  

Independentemente se você é um usuário casual ou dono de uma empresa, é fato que os documentos digitais fazem parte do dia a dia. Por esse motivo, ter uma plataforma eficiente com a qual possa contar sempre pode trazer mais facilidade para a rotina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.