OpenGL 4.3 e ES 3.0 oferecem gráficos mais belos em PCs e smartphones

1 min de leitura
Imagem de: OpenGL 4.3 e ES 3.0 oferecem gráficos mais belos em PCs e smartphones

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Aproveitando o 20º aniversário do OpenGL, o The Khronos Group liberou novidades sobre as atualizações das tecnologias usadas em smartphones e computadores. Segundo documento oficial, o software para dispositivos portáteis receberá um upgrade significativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O OpenGL ES 3.0 aproveita funcionalidades do OpenGL 3.3 e do 4.2, balanceadas de forma apropriada para usar os componentes de hardware de forma vantajosa. Confira as principais melhorias da atualização do OpenGL ES:

  • Múltiplas modificações no processo de renderização que possibilitam usar aceleração no cálculo de efeitos visuais avançados;
  • Alta qualidade na compressão de texturas, eliminando a necessidade de usar diferentes texturas em cada plataforma;
  • Uma nova versão da linguagem de sombreamento (shading) com suporte para cálculos de ponto-flutuantes de 32-bits;
  • Funcionalidade de processamento de texturas aprimorada. Agora, o Open GL ES é capaz de trabalhar com texturas 3D, texturas de profundidade, texturas de vértice e outras tantas;

(Fonte da imagem: Reprodução/The Khronos Group)

Além da melhoria visual em jogos, a Khronos pretende introduzir o OpenVL, software responsável pela padronização de gráficos em apps com realidade aumentada.

OpenGL 4.3

Quanto à API gráfica de computadores, a Khronos pretende investir na tecnologia ASTC, em efeitos visuais mais realistas (o aperfeiçoamento de blur é uma das metas) e no suporte para trabalhar com diversos shaders sem usar o OpenCL — software de processamento paralelo.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Khronos Group)

A tecnologia ASTC (Adaptive Scalable Texture Compression, em português “Compressão de Textura Escalável Adaptável”) vem para melhorar o gerenciamento da largura de banda de memória usada pela GPU. Segundo Tom Olson, chefe do grupo de desenvolvimento do OpenGL ES, esta nova tecnologia permitirá um passo enorme em qualidade de imagem.

Apesar das promessas animadoras, a Khronos deve liberar uma versão completa do OpenGL ES 3.0 apenas em 2013, ou seja, não espere melhorias imediatas no seu smartphone. Sobre o OpenGL 4.3, a desenvolvedora informa que as especificações já estão disponíveis para download; inclusive, a NVIDIA já liberou drivers em versão de teste.

Fontes: The Khronos Group (1, 2 e 3), Ars Technica, TechCrunch

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.