Windows 11 testa mais um método de formatação sem apagar arquivos pessoais

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 testa mais um método de formatação sem apagar arquivos pessoais
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Microsoft experimenta mais um método para reinstalação do Windows 11. Um novo recurso do Windows Update encontrado em atualizações recentes do Canal Beta do programa de testes da Microsoft permite resolver problemas sem precisar do Media Creation Tool.

Segundo o site Windows Latest, o recurso se chama "Fix Problems using Windows Update" ("Conserte problemas com o Windows Update", em tradução livre). A ferramenta permite reinstalar a versão atual do sistema operacional, mas sem perder seus arquivos pessoais no processo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ferramenta de recuperação reinstala o sistema operacional da máquina sem interferir nos arquivos pessoais.A ferramenta de recuperação reinstala o sistema operacional da máquina sem interferir nos arquivos pessoais.Fonte:  Microsoft/Reprodução 

"Esta operação reinstala o sistema operacional que você possui e não remove nenhum arquivo, configuração ou aplicativo", explica a Microsoft numa publicação. "O conteúdo do reparo é exibido na página Configurações do Windows Update", complementa.

Com a ferramenta, os usuários têm um passo a menos para lidar no processo de formatação do Windows 11. Atualmente, para reinstalar o SO, é necessário baixar uma imagem de disco (ISO) do sistema ou utilizar o Media Creation Tool da Microsoft, disponível para download.

A ferramenta de recuperação pode ser encontrada em Configurações > Sistema > Recuperação. Por enquanto, porém, a ferramenta não funciona como deveria.

Qual a vantagem da ferramenta?

A melhor disponibilidade de uma ferramenta de formatação torna o processo mais simples, além de confortar usuários preocupados em perder arquivos pessoais no processo de formatação. De toda forma, é recomendado fazer backup de todos os dados importantes antes de passar pelo processo.

Além disso, o processo de reinstalação pelo Windows Update é mais "limpo". Ferramentas desnecessárias de fabricantes de componentes e periféricos não são instalados de forma automática.

Infelizmente, porém, não há previsão para o lançamento definitivo da ferramenta. É possível que a função seja liberada para o público em meados de fevereiro ou março, como parte da atualização Moment 5 do Windows 11.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.