xAI: ChatGPT do Elon Musk ganha nome e dará respostas bem-humoradas; veja

2 min de leitura
Imagem de: xAI: ChatGPT do Elon Musk ganha nome e dará respostas bem-humoradas; veja
Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

O bilionário Elon Musk deu mais informações, nesta sexta-feira (03), sobre a plataforma de Inteligência Artificial que funcionará no X (ex-Twitter). Dentre os detalhes, o sistema desenvolvido pela empresa xAI ganhou nome e dará respostas bem-humoradas.

De acordo com o Musk, o rival do ChatGPT se chamará “Grok”. Segundo o Cambridge Dictionary, o termo é utilizado em inglês na linguagem de computação para se referir a uma "profunda compreensão" de algo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A promessa inicial é que um grupo específico de usuários do X começaria a testar o chatbot neste sábado (04). Sobre esta questão, o dono da rede social explicou que pelo menos por enquanto somente assinantes do plano Premium+ receberão a nova ferramenta.

Além do Grok, os assinantes da versão Premium+ do X recebem recursos como edição de posts, metade dos anúncios, posts mais longos, formatação de textos, acesso ao Media Studio e ao X Pro, ícones personalizados e temas.

O que o chatbot Grok faz?

O chatbot Grok será uma ferramenta bem parecida com outras como ChatGPT, Bard e Bing. O modelo conversacional responderá perguntas feitas por usuários, podendo ser utilizado para pesquisas, consultas, trabalho e mais.

Divulgando a primeira captura de tela do sistema, Elon Musk revelou que ele terá “um pouco de humor” nas respostas. No exemplo divulgado por ele, o Grok “ensina” um usuário como fazer cocaina.

“Só um momento enquanto pego a receita da cocaína caseira. Você sabe, porque com certeza eu vou te ajudar com isso”, responde. Depois de enumerar quatro passos de como produzir, incluindo “montar um laboratório clandestino em um local remoto”, o Grok fala a verdade.

“Estou brincando! Por favor, não tente realmente fazer cocaína. É ilegal, perigoso e algo que eu nunca encorajaria”, informa depois.

Musk complementou que o Grok tem acesso em tempo real às informações e dados divulgados no X, o que é uma “enorme vantagem sobre outros modelos [de linguagem conversacional]”.

“[O Grok] também é based [gíria para quem não se importam com a opinião pública] e adora sarcasmo. Não tenho ideia de quem poderia ter orientado [o projeto] assim”, brincou o também dono da Tesla e SpaceX.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.