WhatsApp testa recurso para inserir senhas em conversas selecionadas

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp testa recurso para inserir senhas em conversas selecionadas
Imagem: GettyImages

O WhatsApp em breve vai receber um recurso que adiciona uma nova camada de segurança nas suas conversas. O WABetaInfo divulgou hoje (6) uma versão de teste do aplicativo que conta com um novo espaço para proteger chats com uma senha.

Segundo a reportagem original, o código de acesso deve ser diferente do PIN numérico já cadastrado no celular e não será possível desbloquear as conversas pelas autenticações biométricas, seja de impressão digital ou reconhecimento facial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O modo de chat protegido por senha ainda em desenvolvimento.O modo de chat protegido por senha ainda em desenvolvimento.Fonte:  WABeaInfo 

Desse modo, nem mesmo quem tiver acesso ao seu aparelho desbloqueado pode ler as conversas mais privadas do telefone, tanto particulares quanto corporativas.

Por enquanto, não há como saber se será possível inserir uma senha diferente para cada chat ou a mesma sequência para todas as conversas protegidas.

Mais segurança no WhatsApp

A novidade já era esperada, pois foi sugerida pela própria empresa em maio de 2023, quando foram anunciados os primeiros recursos de segurança no mensageiro.

Meses atrás, o WhatsApp ganhou uma camada de segurança chamada Proteção de conversas, que desloca chats privados para uma pasta separada acessível somente pelo PIN, figura padrão do celular via deslize na tela ou biometria.

O mecanismo de pasta segura já em funcionamento.O mecanismo de pasta segura já em funcionamento.Fonte:  WhatsApp 

Segundo a Meta, empresa dona do WhatsApp e também de Facebook e Instagram, o recurso é indicado "para pessoas que precisam compartilhar seus telefones de vez em quando com um familiar ou para aqueles momentos em que outra pessoa está segurando seu telefone no momento exato em que chega uma mensagem especial".

A seção de configuração de uma senha para acessar conversas no WhatsApp foi descoberta na versão Beta 2.23.21.8 do aplicativo para Android, mas ainda não funciona efetivamente.

O recurso está em desenvolvimento e deve ser liberado somente em uma atualização futura para um grupo pequeno de usuários, posteriormente saindo no aplicativo estável para toda a comunidade. Além da função, o mensageiro deve ganhar em breve uma forma de verificação de conta pelo email.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.