iOS 16 x iOS 17: quais as principais diferenças entre eles?

4 min de leitura
Imagem de: iOS 16 x iOS 17: quais as principais diferenças entre eles?
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O sistema operacional iOS 17 já está disponível para os usuários dos dispositivos Apple. Inclusive, o iPhone 15 – versão mais recente de celular da marca – já vem equipado com essa atualização que promete trazer diversas novidades aos usuários.

Apesar disso, muitas pessoas com um aparelho da Apple mais antigo ainda estão em dúvida se devem atualizar seus iPhones ou iPads. Por esse motivo, logo abaixo, confira quais as principais diferenças entre o iOS 16 e o iOS 17 para se decidir. Afinal, a atualização será necessária, se não por agora, futuramente. Aproveite!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

7. Personalização

Em comparação ao iOS 16, o iOS 17 traz mais opções de personalização aos usuários. (GettyImages/Reprodução)Em comparação ao iOS 16, o iOS 17 traz mais opções de personalização aos usuários. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Para começar, é preciso falar que o iOS 17 expande todas as possibilidades de personalização do iPhone, deixando o dispositivo com a sua cara em diferentes modelos e estilos. Tudo pode ser configurado com facilidade por meio da tela de bloqueio, bastando o usuário pressionar e esperar que os comandos apareçam.

Por mais que o iOS 16 já trouxesse diversos modos de personalização, incluindo a mudança de estilos de fontes, tamanhos e widgets, há muito mais te esperando com a nova atualização da maçã.

Sem contar que, em aplicativos de mensagens, como o de troca de SMS, que é nativo, ou até mesmo o WhatsApp, novos recursos foram adicionados, como emojis e figurinhas.

6. Contatos

Contatos também poderão ser salvos de uma forma mais personalizada no iOS 17. (GettyImages/Reprodução)Contatos também poderão ser salvos de uma forma mais personalizada no iOS 17. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Ainda falando em personalização, você pode criar pôsteres específicos para cada um dos seus contatos com o iOS 17, algo que não era possível na última versão do sistema operacional.

Ao clicar em editar, na sua lista de contatos, você poderá adicionar um videozinho ou outra imagem do responsável pelo contato em questão, facilitando na hora de atendê-lo ou mandar uma mensagem via SMS.

Ícones, emojis, texto e muito mais também poderá ser adicionado a esse pôster para deixar a sua experiência ainda mais interativa com o dispositivo.

5. AirDrop

Compartilhe seus contatos já personalizados por meio do NameDrop. (Apple/Reprodução)Compartilhe seus contatos já personalizados por meio do NameDrop. (Apple/Reprodução)Fonte:  Apple 

Sendo chamado de NameDrop, o sistema de compartilhamento de mídias entre iPhones ganhou novidades no iOS 17. Agora suas funções ganharam complementos que irão impressionar os usuários da Apple. Afinal, se tornou muito mais ágil compartilhar arquivos, incluindo fotos, vídeos e PDFs.

A partir dessa atualização, também é possível compartilhar a localização e os contatos, incluindo as informações gerais armazenadas no aparelho, como o próprio pôster personalizado, e-mail e muito mais!

4. Recursos Offline

Salvar caminhos offline no aplicativo de Mapas é outra diferença do iOS 17. (GettyImages/Reprodução)Salvar caminhos offline no aplicativo de Mapas é outra diferença do iOS 17. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

O aplicativo nativo de GPS da Apple, que já vem instalado no iPhone e no iPad, ganhou um complemento muito útil para quando estamos fora de casa e sem acesso à internet. Em viagens, salvar um determinado caminho para visualizá-lo offline poderá ser bastante útil, não é mesmo?

O melhor de tudo é que esse recurso poderá ser ativado de um jeito muito simples. Acesse o aplicativo Mapas no aparelho, selecione a área que deseja salvar – seja um caminho grandioso ou menor – e pronto!

Vale destacar que, quanto maior a área selecionada for salva, maior será o seu tamanho. Portanto, não se esqueça de verificar se há espaço de armazenamento sobrando, hein!

3. Acessibilidade

Novos recursos de acessibilidade também diferenciam as versões do iOS uma da outra. (GettyImages/Reprodução)Novos recursos de acessibilidade também diferenciam as versões do iOS uma da outra. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Os mecanismos de acessibilidade também chegaram com tudo no iOS 17, trazendo novidades que não existiam anteriormente no iOS 16. Talvez essa também seja uma das principais diferenças entre as versões do sistema operacional.

Entre as principais ferramentas que foram aprimoradas ou são novas, está o Assistive Access que, aliado à personalização de estilo, também possibilita que seja adicionado logo na interface.

O recurso Live Speech – para transformar textos em fala – e o Personal Voice – que grava frases recorrentes para ser utilizadas em diversos contextos – também contam com modificações importantes.

2. Modo de Espera

Modo de Espera deixa a tela de bloqueio com um visual mais limpo. (Apple/Reprodução)Modo de Espera deixa a tela de bloqueio com um visual mais limpo. (Apple/Reprodução)Fonte:  Apple 

Já pensou carregar seu iPhone com mais velocidade, visto que os aplicativos recorrentes não irão interferir no funcionamento? Com o Modo de Espera isso é possível. Inédito e disponível no iOS 17, o recurso possibilita que haja uma tela de descanso para o seu aparelho.

No geral, você colocará o dispositivo para carregamento e somente as horas serão visíveis. Além do mais, há a possibilidade de personalização do que aparece e o que não aparece no Modo de Espera.

1. Journal

iOS 17 traz novos aplicativos para os usários. (Apple/Reprodução)iOS 17 traz novos aplicativos para os usários. (Apple/Reprodução)Fonte:  Apple 

E para fechar a lista, que tal criar um diário interativo dentro do seu iPhone? Esse recurso pode ser bastante interessante para quem quiser criar registros da própria vida sem muito esforço.

O aplicativo, na verdade, concentra tudo o que o usuário realizou ao longo de um dia. Seja na captura de caminhos feitos no Maps, fotos e vídeos capturados, além de textos, que podem ser adicionados manualmente.

Apesar de ser uma das grandes diferenças entre as versões do iOS, ele não estará disponível para todos os iPhones, sendo limitado nesse primeiro momento.

Dessa maneira, vale destacar que manter seus dispositivos atualizados é sempre a melhor opção. Contudo, usuários de versões mais antigas de iPads e iPhones ainda podem esperar um pouco até que os primeiros bugs do iOS 17 sejam corrigidos, visto que esses ajustes sempre irão ocorrer.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para conferir mais novidades interessantes sobre tecnologia. Até mais!

--

Pré-Venda de Smartphones iPhone 15 na iPlace

Imagem: Pré-Venda de Smartphones iPhone 15 na iPlace
Imagem: Tecmundo Recomenda

Pré-Venda de Smartphones iPhone 15 na iPlace

Confira os novos modelos da Apple na iPlace! Dezenas de modelos da nova linha trazendo novas funcionalidades, sistemas, cores e muito mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.