Microsoft anuncia que Windows Update não vai mais atualizar drivers de impressoras

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft anuncia que Windows Update não vai mais atualizar drivers de impressoras
Imagem: GettyImages

A Microsoft não vai mais entregar atualizações de drivers de impressoras vindas de terceiros no Windows Update. A medida é implementada de forma gradativa para concretizar a estratégia da MS para os próximos quatro anos.

"Com o lançamento do Windows 10 21H2, o Windows oferece suporte de caixa de entrada para dispositivos compatíveis com Mopria em interfaces de rede e USB por meio do Microsoft IPP Class Driver", explica a Microsoft. Segundo a empresa, isso tira a necessidade de fabricantes providenciarem instaladores, drivers e utilitários próprios.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Windows irá parar de atualizar drivers de impressoras de terceirosO Windows irá parar de atualizar drivers de impressoras de terceirosFonte:  GettyImages 

Após isso, a entrega de softwares de personalização de experiência poderá acontecer por meio da Windows Store, loja de apps do Windows.

A medida da Microsoft visa reforçar o sistema de segurança de impressões do Windows, numa tentativa de solucionar brechas de segurança com essa categoria de dispositivos.

"Estamos fazendo grandes mudanças na impressão no Windows. Este é o primeiro passo para um sistema de impressão mais seguro e moderno", tuitou Johnathan Norman, líder de pesquisa e engenharia de segurança da Microsoft.

Mudança gradativa

O anúncio aconteceu em setembro de 2023, mas a medida só começa a valer a partir de 2025, segundo o cronograma da Microsoft. Após a data, drivers existentes de impressoras continuarão recebendo atualizações.

Em 2026, a ordem de classificação do driver de impressora será modificada para priorizar o mecanismo nativo do Windows.

Então, em 2027, as atualizações de drivers de impressoras de terceiros não serão mais permitidas no Windows, exceto para correções relacionadas à segurança. Contudo, a Microsoft ressalta que "datas podem mudar" com o tempo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.