Android KitKat é oficialmente descontinuado após dez anos

1 min de leitura
Imagem de: Android KitKat é oficialmente descontinuado após dez anos
Imagem: Android Developers Blog

O Google anunciou nesta terça-feira (25) o fim da linha definitivo do Android KitKat (4.4). A partir de julho de 2023, icônica versão do sistema operaciona está oficialmente descontinuada, sem receber qualquer atualização via Google Play Services.

Isso significa que aparelhos que ainda contam com o sistema operacional param de receber atualização de aplicativos, além de não poderem utilizar nenhum serviço da Play Store por não realizar o login em uma conta Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Relembre o KitKat

O Android KitKat foi a primeira versão "patrocinada" do sistema operacional da companhia para tablets e smartphones, em um acontecimento que se repetiu no Android Oreo.

O nome foi licenciado pela Nestlé no período em que cada versão da plataforma tinha um nome de doce e seguia a ordem alfabética — a atualização anterior foi Jelly Bean (as populares balas jujuba) e a próxima seria a Lollipop (pirulito).

Outro símbolo do Android KitKat, imitando a embalagem do chocolate.Outro símbolo do Android KitKat, imitando a embalagem do chocolate.Fonte:  Google 

Lançada em outubro de 2013, a versão KitKat focou em otimizar o sistema operacional por dentro, rodando sem maiores problemas inclusive em aparelhos menos potentes. Ela também foi uma versão que alterou levemente as cores da interface em padrões seguidos até hoje, como o uso da cor branca em botões.

Segundo o Google, atualmente a plataforma é utilizada por menos de 1% da base de usuários ativos do Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.