Software

ChatGPT ganha recurso para lembrar de informações sobre usuários

Novo recurso faz com que a IA sempre lembre de instruções específicas

20/07/2023, às 13:05

ChatGPT ganha recurso para lembrar de informações sobre usuários

Fonte:  GettyImages 

Imagem de ChatGPT ganha recurso para lembrar de informações sobre usuários no tecmundo

A OpenAI está lançando uma nova ferramenta que permite fornecer "instruções personalizadas" ao ChatGPT. Dessa forma, será possível dizer à Inteligência Artificial quais são os detalhes que ela sempre deve considerar ao interagir com o usuário.

No momento, o recurso se encontra na versão Beta e está disponível a partir desta quinta-feira (20) para assinantes do ChatGPT Plus — exceto no Reino Unido e União Europeia.

ChatGPT terá capacidade de aplicar as mesmas informações a diferentes consultasChatGPT terá capacidade de aplicar as mesmas informações a diferentes consultas

Joanne Jang, gerente de comportamento e produto na OpenAI, explicou ao The Verge que "se você iniciar um novo tópico, ele esquecerá tudo o que você falou no passado. Mas há coisas que podem se aplicar a todas as conversas".

A OpenAI também irá se certificar de que o ChatGPT não viole nenhuma política da empresa. O chatbot poderá ignorar e até mesmo não salvar os comandos que apresentem algum tipo de conteúdo prejudicial. Também será possível desativar o recurso por meio das configurações.

Possíveis usos das instruções personalizadas

Um dos exemplos dados por Jang é o uso por docentes. Um professor poderia incluir nas instruções personalizadas dá aulas para uma turma de terceira série, por exemplo. Nesse caso, sempre que a ferramenta fornecer respostas, será possível obter uma linguagem adequada à idade dos alunos.

Outra possibilidade seria o uso constante por programadores que utilizam uma linguagem específica. As respostas seriam fornecidas sempre de forma compatível com as instruções pré-definidas. 

De toda forma, o propósito da mudança é poupar os usuários de sempre adicionarem longos contextos antes de fazer uma pergunta ao ChatGPT. 

Embora a facilidade possa tornar as interações com a IA ainda mais complexas, Jang declarou que esse é um dos motivos do recurso estar sendo lançado para Beta primeiro. "Queremos que o modelo aprenda exatamente como e quando aplicar essas diretrizes".