iFood usa IA para promover show de Luiz Gonzaga e João Gomes; veja como foi feita a produção

1 min de leitura
Imagem de: iFood usa IA para promover show de Luiz Gonzaga e João Gomes; veja como foi feita a produção
Imagem: Reprodução/iFood

O iFood utilizou inteligência artificial para recriar voz e imagens de Luiz Gonzaga durante o iFood Arraial Estrelado, festa junina realizada em São Paulo no começo do mês. A produção permitiu que o chamado “Rei do Baião” fizesse um dueto com o cantor João Gomes.

Primeiro, foi projetada em um telão uma animação mostrando o cantor João Games criança em sua cidade natal, Serrita (PE). Depois disso, foram exibidas imagens de Luiz Gonzaga feitas por IA e a dupla performou a canção “Eu tenho a Senha”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Leia mais: IA imagina como estariam roqueiros famosos se estivessem vivos

A homenagem ao Rei do Baião, que faleceu em agosto de 1989, foi autorizada pela família, segundo o iFood. Confira, acima, o vídeo do momento.

A ação surge pouco tempo após o lançamento da campanha “O novo sempre vem”, da Volkswagen. A fabricante de carros lançou no início deste mês um vídeo promocional em que Elis Regina, que foi recriada com IA, faz um dueto inédito com a filha Maria Rita.

Produzindo Luiz Gonzaga com IA

De acordo com o iFood, para recriar Luiz Gonzaga foi necessário unir um time de 17 pessoas e duas plataformas distintas de Inteligência Artificial. A empresa não revelou quais foram as tecnologias utilizadas, mas explicou que o processo de produção levou mais de 40 dias.

Para montar a voz do artista cantando uma música que ele nunca interpretou foi necessário fornecer 80 minutos de amostras de voz isoladas, retiradas de quase cem músicas.

Já no caso das imagens, os profissionais internos e contratados pelo iFood forneceram 60 fotos de Luiz Gonzaga para que a IA aprendesse seu tipo físico, expressões, tipos de roupas e mais. Ao todo, essa jornada foi dividida em seis fases de treinamento.

IAAs plataformas de IA conseguem recriar vozes e imagens de pessoas que já faleceram (Imagem: Laurence Dutton/Getty Images)

“O João Gomes é um artista jovem e uma das principais vozes da atualidade, com um alcance em todo o Brasil. Já o grande Luiz Gonzaga foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos. A homenagem foi emocionante e reforçou a importância da cultura, tão rica e diversa no Brasil”, afirmou Ana Gabriela Lopes, diretora de marketing da marca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.