menu
Logo TecMundo
Software

Artista alega que Meta e OpenAI violaram direitos autorais ao treinar IAs

A artista Sarah Silverman e mais dois outros escritores alegam que as inteligências artificiais foram treinadas ilegalmente utilizando trechos de seus livros

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

schedule10/07/2023, às 09:20

Artista alega que Meta e OpenAI violaram direitos autorais ao treinar IAsFonte:

Imagem de OpenAI e Meta são processados por comediante que alega violação de direito autoral no tecmundo

A comediante e atriz Sarah Silverman abriu um processo contra a Meta e a OpenAI por violação de direitos autorais. A artista alega que o Large Language Model Meta AI (LLaMA) e o ChatGPT, plataformas de inteligência artificial das empresas, foram treinadas ilegalmente utilizando trechos de um de seus livros.

O processo foi aberto na corte de San Francisco, na Califórnia, e também representa as reclamações dos escritores Christopher Golden e Richard Kadrey. A dupla também acusa os sistemas de IA de apresentarem resumos copiados integralmente de seus livros.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Nas evidências reunidas pelos advogados são mostrados trechos que parecem ter sido copiados diretamente das publicações, The Bedwetter (de Silverman), Sandman Slim (Kadrey) e Ararat (Golden). Ao pedir resumos dos livros no ChatGPT, o aplicativo simplesmente disponibiliza partes inteiras escritas pelos autores. Os livros também são exibidos em pesquisas do LLaMA, o sistema de IA conversacional da Meta.

Sarah SilvermanA atriz e comediante Sarah Silverman participou de séries como The Good Wife, Monk e Entourage e filmes como Detona Ralph, Os Muppets e Escola de Rock

Os representantes legais dos escritores alegam que as fontes consultadas pelas plataformas são ilegais. O processo defende que os dados foram adquiridos do Library Genesis, um motor de busca de livros e artigos científicos, do Bibliotik (que disponibiliza livros para download por torrent), Z-Library e ThePile (duas shadow library).

Shadow library, ou “biblioteca da sombra” em tradução literal, é um repositório de publicações que oferece gratuitamente conteúdos autorais que muitas vezes não estão mais disponíveis nas lojas. Contudo, estes acervos também contam com obras com direitos autorais cujo download é ilegal.

No tribunal, Sarah Silverman, Christopher Golden e Richard Kadrey dizem que “não consentiram com o uso de seus livros protegidos por direitos autorais como material de treinamento”. O processo ainda acusa Meta e OpenAI de negligência, enriquecimento ilícito e concorrência desleal, dentre outras coisas.

Outro lado

Os sites Business Insider e The Verge entraram em contato com OpenAI e Meta, mas as empresas não se pronunciaram sobre o assunto.