Apple Vision Pro ganha primeiro kit de desenvolvimento para o visionOS

2 min de leitura
Imagem de: Apple Vision Pro ganha primeiro kit de desenvolvimento para o visionOS
Imagem: Apple/Reprodução

A Apple lançou nesta semana o primeiro kit de desenvolvimento de software (SDK) para o Vision Pro, o headset de realidade mista da companhia.

A partir dessas ferramentas, criadores de jogos e aplicativos podem trabalhar em projetos inéditos ou adaptações para as "experiências espaciais" da plataforma da Maçã, que é o novo sistema operacional visionOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As experiências do visionOS em diferentes efeitos e formatos.As experiências do visionOS em diferentes efeitos e formatos.Fonte:  Apple/Reprodução 

A ideia por trás da plataforma é permitir a interação do usuário com conteúdos digitais em um espaço físico, usando comandos intuitivos pelo movimento dos olhos, comandos de voz ou simples gestos com as mãos. Além disso, os aplicativos terão como espaço todo o campo de visão da pessoa, mas sem necessariamente fazer com que ela se desconecte do que está ao redor.

Em expansão

Como projetos, a Apple espera o lançamento de apps em categorias como produtividade, design, games e muitas outras. As cidades de Cupertino (na Califórnia, sede da empresa), Londres, Munique, Xangai, Singapura e Tóquio ganharão em julho deste ano laboratórios abertos de desenvolvimento para que criadores testem os prórpios apps em um Vision Pro.

Desse modo, eles terão certeza de que a experiência está funcionando como deveria, além de ter suporte em tempo real e presencial de engenheiros da área.

Nos próximos meses, será possível também solicitar kits de desenvolvimento com equipamentos que ajudem no teste para o Apple Vision Pro replicando a experiência completa do consumidor.

Passo a passo

Segundo a Apple, o desenvolvimento para o visionOS pode começar com as frameworks já tradicionais dos programadores da área, como Xcode, SwiftUI, RealityKit, ARKit e TestFlight. Em um segundo momento, será possível usar ferramentas próprias e mais específicas como o Reality Composer Pro, que ajudam na portabilidade para ambientes 3D e os novos recursos do headset, incluindo som imersivo e o aproveitamento máximo do campo de visão.

Complete HeartX.Complete HeartX.Fonte:  Apple/Reprodução 

Como exemplos, a Apple indica que já estão em fases avançadas de desenvolvimento apps educativos da área de Medicina, como o Complete HeartX (que tem modelos ultrarrealistas do coração humano), ou de Música, com o djay, que replica com fidelidade um equipamento profissional.

Como começar

Para ter acesso ao SDK do visionOS, você precisa ter uma conta no Programa da Apple Para Desenvolvedores — clique aqui para saber mais e se cadastrar.

O Apple Vision Pro deve ser lançado no começo de 2024, ainda sem uma data específica definida pela empresa. No lançamento, o headset será comercializado por US$ 3,4 mil (cerca de R$ 17 mil em conversão direta de moeda) e ainda não está confirmado para o mercado brasileiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.