Android 14 pode copiar recurso de saúde de bateria dos iPhones

1 min de leitura
Imagem de: Android 14 pode copiar recurso de saúde de bateria dos iPhones
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Android 14 deve receber uma ferramenta nativa para avaliar a saúde das baterias de celulares e tablets. A possível novidade foi encontrada em interfaces de programação de aplicação (APIs) do Battery Manager adicionadas pelo Google na versão beta do sistema operacional.

Segundo o usuário Mishal Rahman, duas interfaces públicas podem ser usadas para obter dados sobre a contagem de ciclo da bateria e status de carregamento. Enquanto isso, as APIs restantes informam outros detalhes, incluindo o estado de saúde da peça.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O especialista explica que qualquer app com permissão "BATTERY_STATS" pode acessar as novas APIs do sistema móvel. Contudo, essas interfaces estão disponíveis apenas em celulares Google Pixel com a segunda versão do Android 14 Beta ou superior.

Aparentemente, o suposto recurso nativo do Android será semelhante à função Saúde da Bateria do iOS. Nele, os donos de iPhones podem verificar detalhes sobre a capacidade máxima, desempenho máximo e a integridade do componente de energia.

App para acompanhar a saúde da bateria

O app Batt apresenta vários detalhes sobre a bateria do dispositivoO app Batt apresenta vários detalhes sobre a bateria do dispositivoFonte:  GitLab/Reprodução 

Criado pelo desenvolvedor Narek, o app Batt usa as novas APIs para obter detalhes sobre a integridade da bateria e os ciclos de carga do dispositivo. Entretanto, o software está disponível apenas para celulares com o Android 14 Beta.

Segundo o GSMArena, os dados do aplicativo não são tão precisos. Isso porque as estatísticas são geradas por informações rastreadas por outras APIs que, em alguns casos, não suportam o recurso.

De toda forma, a sugestão é esperar que o Google adicione a ferramenta nativa de saúde da bateria na versão estável do Android 14. A previsão é que o sistema operacional seja disponibilizado para os donos do Google Pixel entre agosto e setembro de 2023.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.