Música do Coldplay está escondida em firmware de SSD da Kingston

1 min de leitura
Imagem de: Música do Coldplay está escondida em firmware de SSD da Kingston
Imagem: Getty Images/Reprodução

Quando Chris Martin cantou que "ninguém disse que seria fácil", talvez ele não imaginasse que sua música seria tranquilamente encontrada no firmware de um SSD. Enquanto fazia perguntas, um pesquisador encontrou um segredo: a letra de 'The Scientist', hit de 2002 da banda Coldplay, no arquivo da Kingston.

Nicholas Starke, pesquisador de segurança norte-americano, se deparou com a surpresa ao analisar um firmware de controlador SSD, a versão SKC2000_S2681103. O arquivo ZIP tinha um .bin funcional, e dentro dele estava a música.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Encontrei as letras do Coldplay no firmware do controlador SSD. Não tenho absolutamente nenhuma ideia de por que está no firmware. Já vi muitas imagens de firmware no meu tempo e isso simplesmente parecia fora de lugar", disse o pesquisador ao site BleepingComputer.

A letra da música 'The Scientist', da banda britânica Coldplay, pode ser vista na última coluna da direita.A letra da música 'The Scientist', da banda britânica Coldplay, pode ser vista na última coluna da direita.Fonte:  Reprodução/Bleeping Computer 

A versão do firmware analisada por Starke foi lançada em janeiro de 2020. Ela oferecia melhorias de desempenho e segurança do hardware. As versões SKC2000* normalmente são executadas nos SSD PCI Express da Kingston.

A fabricante do SSD não explicou se a letra do Coldplay escondida no disco serve de algo ou é apenas uma brincadeira dos desenvolvedores. Será que a Kingston virá encontrar os usuários e dizer que sente muito?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.