Telegram: buscas por VPN disparam no Brasil após banimento do app

1 min de leitura
Imagem de: Telegram: buscas por VPN disparam no Brasil após banimento do app
Imagem: GettyImages

O banimento temporário do Telegram no Brasil, após descumprir ordem judicial, levou usuários do aplicativo de mensagens a procurarem por redes privadas virtuais, as VPNs. As buscas no Google tanto pelo app quanto pela rede subiram juntas, de acordo com o Surfshark.

Os termos "Telegram" e "VPN" apareceram no Google Trends. Eles começaram a se destacar antes mesmo da suspensão do mensageiro, com o volume disparando após o anúncio do banimento pela justiça brasileira.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O volume de buscas por VPN subiram quase quatro vezes, se comparado à média de sete dias. Já a pesquisa pelo Telegram aumentou mais de cinco vezes. Confira o gráfico:

Após as 18h desta quarta-feira (26), as buscas por Após as 18h desta quarta-feira (26), as buscas por "Telegram" e "VPN" dispararam, com aumento de 420% e 260%, respectivamente.Fonte:  Surfshark 

O que aconteceu com o Telegram?

A suspensão do Telegram no Brasil foi determinada pelo juiz Wellington Lopes da Silva, da Justiça Federal do Espírito Santo, nesta quarta-feira (26). A empresa falhou em fornecer informações sobre integrantes de grupos neonazistas, até as 19h de ontem, com multa de R$ 1 milhão por dia de atraso, e "cumpriu apenas parcialmente a ordem judicial".

A Polícia Federal pediu dados sobre os participantes e administradores de dois grupos do Telegram com conteúdo antissemita. Um adolescente de 16 anos, integrante dos fóruns, assassinou quatro pessoas em ataque realizado a duas escolas, em Aracruz (ES), em novembro de 2022.

"Ao descumprir a ordem judicial, se limitou a negar o fornecimento dos dados requisitados sob a alegação genérica de que 'o grupo [de conteúdo antissemita] já foi deletado'. "Assim, ante a recalcitrância do Telegram em cumprir de modo integral o que lhe foi ordenado judicialmente (...) impõe-se a aplicação de sanções", disse o juiz, em despacho.

Essa não é a primeira suspensão do mensageiro no Brasil. Há um ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o banimento do Telegram por não tomar providências para combater a disseminação de informações falsas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.