Quer viver sua própria fanfic? Com o avanço das IAs já é possível

3 min de leitura
Imagem de: Quer viver sua própria fanfic? Com o avanço das IAs já é possível
Imagem: Reprodução/

Quem nunca se apaixonou por um personagem da ficção que atire a primeira pedra. Seja o mocinho do seu livro favorito, a beldade de um filme ou até aquele personagem de um anime. 

Se você já passou por essa "experiência", é bem provável que tenha se imaginado trocando uma ideia com o crush fictício, não é? A curiosidade da vez é que isso está cada vez mais próximo da realidade, ainda que de um jeito bastante... Black Mirror. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quem possibilitou o encontro entre os fãs e seus personagens favoritos é a startup Character.ai. Lançada no ano passado, a empresa liderada pelos ex-pesquisadores do Google, Noam Shazeer e Daniel De Freitas, permite que os usuários "conversem" com personalidades famosas por meio de um chatbot guiado por inteligência artificial

No app, as pessoas podem conversar com uma IA que se passa por qualquer personalidade, incluindo os famosos de carne e osso como Beyoncé e Elon Musk (ou outras personalidades que já morreram) ou até personagens bastante conhecidos pelos fãs de cultura pop, como Tony Stark, Bruce Wayne, entre outros. 

CharacterIAUsuários podem escolher com qual personalidade querem conversar (Reprodução/Character IA via The Verge)

Ao escolher a celebridade no app, o usuário pode conversar, fazer perguntas e até pedir conselhos que a IA entra no personagem. 

Como funciona o Character.AI

O pulo do gato do Character.AI, porém, é que qualquer pessoa pode criar um novo personagem na plataforma. Resumidamente, não é necessário que uma pessoa pública seja "tão famosa" assim para ter um perfil disponível no app, basta que um usuário qualquer crie. 

Para isso, o usuário só precisa se dispor a adicionar um texto descritivo para que a IA aprenda a imitar características do personagem. Quanto melhor e mais rica de detalhes é a descrição, mais fiel é a "atuação" do robô. Depois disso, o personagem fica disponível para todos os outros usuários. Outros usuários que falam com o personagem também podem ajudar a refiná-lo, dando feedback sobre suas respostas. Foi esse o diferencial que chamou a atenção dos fãs mais engajados.

Vale lembrar que a pessoa pode criar qualquer personalidade. Ou seja, personagens de fanfics aparecem com frequência no aplicativo. E se você não acredita no poder da ferramenta, experimente falar com alguns dos fãs que ficaram mais de horas conversando com seus personagens favoritos por meio do Character.AI. 

Uma desvantagem, segundo os usuários, é a censura das conversas mais... quentes. O filtro do aplicativo não permite a troca de mensagens de cunho sexual com a IA, para evitar possíveis inconvenientes no futuro.

Mas calma, nem toda IA quer conversar…

Já o ChatGPT, queridinho do momento, no entanto, até permite trocar uma conversa com o seu personagem favorito, mas a experiência é bem mais sem graça e sisuda. O motivo é bastante óbvio, já que a plataforma não foi feita especificamente para isso. Então, toda vez que o usuário quiser conversar, deverá pedir à IA para se passar pelo personagem desejado e a tecnologia deve lhe lembrar a todo momento que não passa de um programa de linguagem. 

IAs fanfic

IAs fanficConversar com seu personagem favorito pode ser bem sem graça no ChatGPT

Como você percebeu, conversar com o ChatGPT não é a melhor saída para os fãs que querem se sentir mais próximos de seus ídolos fictícios. 

Vale ressaltar que mesmo que a IA do Character.AI seja desenvolvida para criar conexão com os usuários, o bom resultado da ferramenta pode ser atribuído à dedicação dos fãs. Já que refinar um personagem para que ele pareça o mais real possível exige tempo e profundo conhecimento da criação, podendo até ser comparado às fanfics em texto, um grande fenômeno na internet. 

Se as conversas com a IA do Character.AI vão vingar não se sabe, mas tudo indica que os fandoms devem ganhar cada vez mais recursos interativos para interagir com seus personagens favoritos no futuro. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.