Quais marcas atualizam celulares por mais tempo? Veja o ranking

4 min de leitura
Imagem de: Quais marcas atualizam celulares por mais tempo? Veja o ranking
Imagem: Reprodução

Na hora de escolher um celular, é importante saber a quantidade de atualizações do sistema operacional e de patches de segurança. Esse detalhe tem uma grande influência na longevidade e proteção do dispositivo.

Contudo, cada marca atua de forma diferente em relação às atualizações de software. Por isso, o TecMundo organizou um ranking com as principais fabricantes e as políticas de upgrade de SO e de segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apple iPhone

Fonte: Apple/Divulgação

Adotando o sistema operacional iOS, a Apple não tem uma política definida sobre a quantidade de atualizações. Entretanto, a fabricante dos iPhones costuma oferecer entre seis a oito anos de suporte.

Lançada em 2022, a série iPhone 14 com iOS 16 deve continuar recebendo updates até, no mínimo, 2028. Seguindo a lógica, os smartphones poderão ser atualizados até o iOS 22.

Samsung

Fonte: Samsung/Divulgação

A Samsung é a marca de celulares Android com maior suporte de atualização de sistema. Recentemente, a gigante sul-coreana anunciou que os celulares da linha Galaxy S24 receberão 7 anos de atualização do sistema. Vale destacar que essa mudança se resume apenas aos celulares lançados no Galaxy Unpacked realizado em janeiro de 2024.

No caso dos dispositivos da linha Galaxy S e dos dobráveis Galaxy Z, os aparelhos seguem a seguinte regra:

  • Modelos a partir de 2021: 4 anos atualizações do Android e 5 anos de patches de segurança;
  • Modelos anteriores a 2021: 3 anos atualizações do Android e 4 anos de patches de segurança.

Assim, a linha Galaxy S23, lançada no início de 2023, continuará recebendo atualização de software até 2027 e estará protegida até 2028. Então, os modelos que vêm de fábrica com o Android 13 terão suporte até o Android 17.

os aparelhos de entrada das séries Galaxy A e M têm no mínimo duas atualizações de SO e quatro anos de patches de segurança. Contudo, algumas variantes Galaxy A consideradas intermediárias poderão receber até quatro versões do Android.

Oppo/OnePlus

Fonte: OnePlus/Divulgação

Marcas da BBK Electronics, a Oppo e a OnePlus adotam a mesma política de atualização de software. A partir de 2023, os dispositivos topos de linha e modelos selecionadas terão até quatro grandes atualizações do Android e cinco anos de patches de segurança.

Por exemplo, os aparelhos lançados com o Android 13 receberão suporte até o Android 17. Lembrando que muitos aparelhos das marcas chinesas já estão disponíveis de forma oficial no Brasil.

Google Pixel

Fonte: Google/Divulgação

Embora a linha Pixel não esteja disponível no Brasil, os smartphones do Google oferecem uma considerável longevidade. Em média, os aparelhos da marca recebem até três anos atualizações do Android e cinco anos de updates de segurança.

Lançada em 2022, a série Pixel 7 receberá novas atualizações de SO até 2025 e se manterá protegida até 2027. Então, supostamente, os telefones com o Android 13 deverão receber upgrades até o Android 16.

Vale dizer que os celulares Pixel têm a vantagem de serem os primeiros a receber as versões atualizadas do software do Google. Em alguns casos, os dispositivos podem ser atualizados já no dia do lançamento.

Motorola

Fonte: Motorola/Divulgação

Na Motorola, a política de atualização do software varia entre modelos e categorias. Então, a marca costuma seguir as seguintes regras:

  • Linha Edge: até 3 updates do Android e de até 4 anos de patches de segurança;
  • Linha Razr: 2 updates do Android e 3 anos de patches de segurança;
  • Linha Moto G: 2 updates do Android e 3 anos de patches de segurança;
  • Linha Moto E: 1 update do Android e 2 anos de patches de segurança.

Devido à proximidade com o Google, a Motorola costuma ser uma das primeiras marcas a liberar a versão mais recente do Android para os usuários. Um atrativo para quem não gosta de esperar para experimentar as novidades do sistema.

Honor

Fonte: Honor/Divulgação

Supostamente, a Honor está em um processo de ajuste das regras de atualização de SO. Por exemplo, o topo de linha Honor Magic 4 Pro foi o primeiro celular da marca com ao menos dois anos atualizações do Android e quatro anos de patches de segurança.

Para 2023, rumores apontam que o sucessor Honor Magic 5 Pro deve ter até três updates de softwares. Entretanto, essa é uma política que deve ser adotada somente pelos os modelos topo de linha da chinesa.

Xiaomi

Fonte: Xiaomi/Divulgação

A Xiaomi não adota uma política definida de atualizações do sistema operacional. Em média, os celulares topo de linha costumam receber dois grandes upgrades do Android e até dois anos de patches de seguranças.

Enquanto isso, os modelos intermediários e das subsidiárias Redmi e Poco dão suporte para no mínimo uma grande atualização de software. Entretanto, todas as linhas têm três anos de patches de segurança.

Realme

Fonte: Realme/Divulgação

Assim como a Motorola e Samsung, a Realme adota diferentes políticas de atualização para cada linha:

  • Realme GT: 2 upgrades do Android e 3 anos de patches de segurança;
  • Realme “numerado”: 1 upgrade do Android e 2 anos de patches de segurança;
  • Realme X: 1 upgrade do Android e 2 anos de patches de segurança;
  • Realme C: 1 upgrade do Android e 3 anos de patches de segurança.

Qual marca te agrada mais em questão de atualização de software e de segurança? Não esqueça de compartilhar o conteúdo com mais pessoas interessadas no tema!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.