Polêmica: o navegador Brave é bom de verdade? Veja 5 vantagens

3 min de leitura
Imagem de: Polêmica: o navegador Brave é bom de verdade? Veja 5 vantagens
Imagem: Repositório de imagens NZN

O Brave é um navegador que vem se popularizando cada vez mais. O que começou como uma opção aos tradicionais Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera, agora já é uma realidade, sendo um dos browsers mais populares da atualidade.

E os motivos são vários. A começar pela criptografia que deixa a navegação mais segura, e com um eficiente bloqueador de anúncios. Além disso, ele também é mais veloz que a maioria dos seus concorrentes, consome menos recursos dos dispositivos, e possui até mesmo um sistema de recompensa para seus utilizadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hoje o TecMundo traz as cinco principais vantagens de utilizar o Brave Browser no seu computador ou dispositivo móvel. Confira!

1. Muito mais seguro

A principal vantagem do Brave Browser é a sua segurança. Ele conta com um dos melhores bloqueadores de rastreadores e scripts, evitando que seus dados fiquem expostos na internet e, principalmente, caiam nas mãos de criminosos.

O Brave começou a se popularizar por conta do seu rígido protocolo de segurançaO Brave começou a se popularizar por conta do seu rígido protocolo de segurançaFonte: Brave

Além disso, o Brave também traz um bloqueador de anúncios, que torna a navegação mais limpa. Para completar, ele também é capaz de gerar um relatório de privacidade que mostra todos os rastreadores e anúncios que foram bloqueados em cada página visitada.

E nos casos dos celulares, esse mesmo bloqueador de anúncios auxilia com a vida útil do aparelho. Isso porque, com menos informações geradas na tela e menos tempo de carregamento, há uma economia maior no consumo da energia e nos pacotes de dados.

2. Um modo verdadeiramente anônimo

Todos os browser atualmente contam com um modo de navegação anônima. Nele, o histórico de navegação não é armazenado, e é possível usar na internet como se você estivesse acessando tudo pela primeira vez. Porém, ainda sim, a sua localização fica exposta para determinados sites e plataformas que utilizam essa informação.

O Brave conta com um Modo Anônimo que realmente protege dados e a localização dos seus usuáriosO Brave conta com um Modo Anônimo que realmente protege dados e a localização dos seus usuáriosFonte: Brave 

Já o Brave traz um modo anônimo que ajuda principalmente a esconder os seus dados referentes ao local da conexão. Isso porque ele faz um processo de roteamento entre diversos servidores, antes de chegar à página desejada.

Com isso, fica mais complexo saber a localização exata. E por fim, o navegador também utiliza criptografia para manter o seu anonimato.

3. Muito mais velocidade na navegação

Outro grande ponto alto do Brave Browser é em relação ao pouco consumo de memória RAM. Grande parte disso deve-se ao eficiente sistema de bloqueio de anúncios, scripts de rastreamento e cookies.

Com isso, a navegação fica mais leve e, consequentemente, há menos necessidade do hardware para executar múltiplas funções.

A versão mobile do Brave Browser também conta com recursos que o tornam mais rápido que seus concorrentesA versão mobile do Brave Browser também conta com recursos que o tornam mais rápido que seus concorrentesFonte: Brave

Além disso, como dito anteriormente, quando o navegador é utilizado em smartphones, ainda há a vantagem de consumir menos dados móveis. Isso porque com o bloqueio, não há a necessidade de gerar conexão para funções extras, como os carregamentos de publicidades em cima do seu perfil e histórico de navegação.

4. Recompensas em dinheiro

O navegador conta com um sistema de recompensa chamado de Brave Rewards. Nele, é possível conferir propagandas, e enviar informações sobre o que você consome na internet em troca de BATs, que são os pontos que você acumula na plataforma.

O Brave Rewards é o sistema de recompensas do navegadorO Brave Rewards é o sistema de recompensas do navegadorFonte: Brave

Esses BATs podem ser resgatados todo o mês, em um sistema similar ao de sites com programas de afiliados, ou de plataformas com mecanismos de remuneração, como YouTube e Twitch. Eles podem ser convertidos em um valor em dinheiro ou ser usados como moeda virtual em lojas parceiras.

5. Compatibilidade com extensões do Chrome

Para aqueles usuários que optam pelo Google Chrome por conta das suas inúmeras extensões, há uma boa notícia: o Brave Browser é compatível com todas elas.

Isso porque o navegador conta com uma arquitetura similar que permite importar esses complementos do seu concorrente para ele. Além também de permitir importar os que você já possui instalado no mesmo dispositivo.

O Brave Browser conta com suporte para importar extensões e dados salvos do Google ChromeO Brave Browser conta com suporte para importar extensões e dados salvos do Google ChromeFonte: Brave

Ainda sobre compatibilidade, o browser também permite importar outras informações de navegadores concorrentes. É possível, por exemplo, importar as pastas de favoritos, o histórico de navegação, e até mesmo as senhas armazenadas no Google Chrome, para usar nas diferentes versões do Brave, ou seja, no PC ou nos dispositivos móveis.

Agora que você conhece as principais vantagens de utilizar o Brave Browser, vale a pena dar uma chance ao navegador e começar a usá-lo tanto no seu PC quando no seu dispositivo móvel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.