Microsoft libera uso do Android 13 no Windows 11 pelo WSA

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft libera uso do Android 13 no Windows 11 pelo WSA
Imagem: Unsplash/Reprodução

O Subsistema do Windows para Android (WSA), que permite rodar apps e jogos do sistema móvel nos computadores, recebeu uma importante atualização na terça-feira (10). A principal novidade é o upgrade do Android 12 para o Android 13 nos PCs com Windows 11, após a compatibilidade ter sido liberada na build anterior.

Conforme a Microsoft, a compilação foi liberada para os membros de todos os canais do Windows Insider, levando o WSA para a versão 2211.40000.11.0 nos dispositivos compatíveis. Dessa forma, os usuários que fazem parte do programa de testes da gigante de Redmond podem experimentar uma série de novidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além da versão mais recente do Android, o pacote inclui ainda melhorias no tempo de inicialização do software, no suporte para uso do mouse ao interagir com apps instalados e na estabilidade da área de transferência. Também foram aprimorados o suporte ao redimensionamento de aplicativos e a abertura de arquivos de mídia.

O WSA permite rodar apps do Android no Windows 11.O WSA permite rodar apps do Android no Windows 11.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Por fim, a atualização do WSA para Android 13 no Windows 11 adiciona suporte para atalhos de apps do sistema operacional móvel. Com isso, os programas que possuem atalhos vão aparecer na lista ao clicar com o botão direito do mouse no ícone da barra de tarefas do PC.

Requisitos

Além de estar inscrito no programa de testes da Microsoft, em qualquer um dos canais (Beta, Dev ou Release Preview), é necessário cumprir alguns outros requisitos para rodar o Android 13 no Windows 11. O principal deles é ter a Amazon Appstore instalada e funcionando no computador.

É por meio da loja de apps da Amazon que os aplicativos Android são disponibilizados nos PCs com a edição mais nova do Windows. Porém, vale ressaltar que a versão específica da Appstore para Windows 11 tem presença limitada a alguns países — o Brasil não faz parte da lista, no momento.

Como informado anteriormente, o Android 13 no Windows 11 por enquanto é restrito aos membros do Windows Insider. A Microsoft ainda não divulgou quando vai liberar a atualização na versão estável para todos os usuários do sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.