Tudo sobre os gravadores de tela mais populares da atualidade

6 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Tudo sobre os gravadores de tela mais populares da atualidade
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Quando o assunto é gravar a tela do computador, existem diversas possibilidades e ferramentas disponíveis.

São tantas opções de aplicativos que pode ser difícil identificar os modelos que apresentam o melhor desempenho entre os usuários. Por isso, reunimos uma review completa dos três gravadores de tela mais populares da atualidade.

Se você deseja utilizar os melhores aplicativos para gravação de tela, provavelmente já ouviu falar de um desses programas. Neste artigo, reunimos os gravadores de tela mais populares do momento e dicas sobre seu uso.

A partir de pesquisas com usuários desse tipo de ferramenta, percebemos que os 3 gravadores de tela mais populares do momento são: Filmora, OBS Studio e QuickTime.

A seguir, saiba mais sobre as funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada um desses softwares.

1. Filmora

O Wondershare Filmora é um dos gravadores de tela mais populares no mercado. Desenvolvido para unir facilidade e qualidade, esse software pode ser utilizado por qualquer usuário. Seja para quem trabalha com gravação de vídeo, seja para quem está usando um gravador de tela pela primeira vez.

Filmora

O programa também apresenta recursos variados e diferenciados, como motion tracking, filmstock, detecção de silêncio ou áudio ducking.

Para além dessas funções específicas, pode-se encontrar soluções básicas de edição e filtro de vídeo.

Vantagens

  • Compatível com Windows e Mac.
  • Diversidade de recursos, com funções avançadas e simples.
  • Inúmeros efeitos e filtros de vídeo, imagem e som.
  • Não deixa o PC lento durante o uso.

Desvantagens

  • Apresenta marca-d'água na versão gratuita.

2. OBS Studio

O OBS Studio ou Open Broadcaster Software também é um dos gravadores de tela mais populares no momento. Sua popularidade está relacionada ao enorme desempenho em comparação com programas semelhantes, especialmente por não apresentar limitações em seus recursos.

OBS

Esse software é 100% gratuito e compatível com os principais sistemas operacionais para computador: Windows, Mac e Linux.

Além de sua alta qualidade, o OBS Studio se tornou um dos gravadores de tela mais populares pela praticidade. Se você procura por um programa gratuito e eficiente, essa é a melhor escolha.

Vantagens

  • Totalmente gratuito.
  • Sem marca-d'água nos vídeos.
  • Não apresenta limitação de funcionalidades aos usuários.

Desvantagens

  • Lentidão ao iniciar em alguns computadores.

3. QuickTime

Como um dos gravadores de tela mais populares, o QuickTime apresenta recursos essenciais com facilidade de uso.

QuickTime(Fonte: Buscapé/Reprodução)

Apesar de ser um aplicativo somente disponível para usuários macOS, esse software consegue reunir uma interface simples com diversas funcionalidades. Isto é, é possível gravar, editar, reproduzir e compartilhar vídeos na plataforma.

Outro atrativo do QuickTime está por ser um programa totalmente gratuito, sem a presença de limitação de recursos. Também não exibe marca-d’água ao exportar ou compartilhar seus vídeos para outras plataformas de exibição.

Vantagens

  • Inteiramente gratuito.
  • Pode ser usado para outros dispositivos da Apple.
  • Sem a presença de marca-d’água.

Desvantagens

  • Somente compatível com Mac.

Como gravar vídeos e áudios no PC com Filmora

Por ser um dos gravadores de tela mais populares da atualidade, sendo o melhor para dezenas de usuários, o Filmora não poderia deixar de apresentar praticidade.

De fato, é justamente por ser tão popular que optamos em apresentar um guia do Filmora para gravação de tela. Dessa forma, somente em três passos simples é possível gravar vídeos e áudios no PC com o programa.

Mas antes, certifique-se de já ter o video editor Filmora baixado e instalado em seu computador.

  • Passo 1: abra o programa e escolha a forma de gravação.

Com o Filmora já aberto no PC, o primeiro passo é escolher o formato de gravação no menu inicial.

Para isso, selecione o modo completo de recursos e clique em “Gravar tela do PC”. Antes de iniciar a gravação de tela, é preciso configurar as definições de transmissão e escolher o modelo que preferir.

Filmora

O programa disponibiliza três modelos de gravação:

  • Tela Cheia.
  • Janela Personalizada.
  • Janela de Destino.

Se você precisar usar o microfone ou o áudio do computador, ative essa opção antes de começar a gravar.

  • Passo 2: dê início a gravação.

O segundo passo é dar início ao processo de gravação de tela.

Após estabelecer as definições de vídeo, basta clicar no botão vermelho “REC” para começar a gravar. Durante a gravação de tela, é possível pausar/iniciar o processo a qualquer momento.

Quando desejar encerrar a gravação, clique novamente no botão “REC”.

Filmora

Dica: pode-se usar a tecla “F9” para iniciar as gravações ou criar um atalho próprio nas configurações.

  • Passo 3: salve seus arquivos de mídia.

Ao terminar de gravar a tela do PC, o Filmora automaticamente salvará seu arquivo e abri-lo no editor de vídeo.

Caso deseje, esse é o momento para realizar edições na gravação antes de exportá-la para outras plataformas. Você também pode contar com dicas de edição de vídeo direto no editor.

Fim! Depois da edição, você já pode usar seu arquivo de mídia da forma que preferir.

Inclusive, uma dica interessante, é que se você precisar corrigir ou retirar algum som da sua gravação, o Filmora conta com recurso para tirar áudio de vídeo.

Isso dá mais liberdade para o usuário, que consegue modificar faixas inteiras de áudio conforme as suas preferências, sem se preocupar com o assunto no momento da gravação.

As novidades do Filmora 12

O Filmora ganhou popularidade porque dispõe de uma grande variedade de novos recursos de vídeo. Mais do que um editor e um gravador de tela, o programa conta com alguns recursos extras que valem a pena serem aprofundados, especialmente os pacotes de efeitos.

Filmora

Primeiro, temos o Filmstock, que pode ser vinculado gratuitamente pela sua conta no Filmora. Esse recurso é uma grande biblioteca de efeitos de vídeo, fundamentais na hora da edição de qualquer arquivo de mídia.

Ali, você vai encontrar mais de mil dados de músicas, áudios, imagens, elementos e gráficos para serem utilizados.

Também para efeitos de vídeo, a plataforma tem uma parceria com o NewBlue FX e o Boris Continuum. Ambos os recursos podem ser adquiridos por meio de plugins, oferecendo efeitos e filtros de vídeo predefinidos com qualidade profissional.

O NewBlue FX chama mais atenção por recursos como o Titler Pro 7 com a criação de títulos criativos. Já com o Boris Continuum, o destaque fica para o Luzes Continuum ao garantir 21 efeitos de iluminação.

Com a inteligência artificial exclusiva do Filmora 12, você consegue fazer recortes de imagem e até redução de ruído em áudios em poucos minutos. Em vez de precisar realizar complexos processos manuais para melhorar o material bruto, o software faz isso por você!

4 perguntas frequentes dos usuários sobre gravação de tela

Gravar a tela do computador tem sido uma demanda cada vez mais frequente, tanto no mundo profissional quanto no âmbito pessoal.

É possível gravar áudio e vídeo no Filmora ao mesmo tempo?

O Filmora apresenta a possibilidade de gravar áudio simultaneamente com a gravação de tela.

Caso você precise gravar uma narração, é indicado utilizar o som externo diretamente do microfone. Mas se preferir, também é permitido usar o sistema de som do computador para captação de áudio.

Consigo fazer vídeos de gameplay com o Filmora?

O programa dispõe de funcionalidades específicas para gamers e streamers de gameplay.

Por meio da gravação simultânea da tela do computador e da webcam, pode-se gravar partidas de gameplay facilmente.

Onde posso editar os arquivos de vídeo?

Se você deseja editar um vídeo após a gravação de tela, essa ação pode ser realizada na própria "linha do tempo" do Filmora.

Isso porque ao terminar uma gravação, o arquivo de vídeo será automaticamente aberto no editor de vídeo do programa.

E se o arquivo final ficar muito pesado, uma dica é contar com o software UniConverter, que consegue comprimir vídeos em poucos passos.

Posso remover áudio MP4 com o Filmora?

Esse poderoso software apresenta um recurso de remover completamente um áudio MP4 ou substituí-lo por outra faixa de música. Se preferir, também é possível eliminar somente uma trilha de áudio e manter outras que desejar.

Outra possibilidade é utilizar os recursos do UniConverter. Esse programa é especializado na conversão de vídeo, e consegue remover automaticamente qualquer ruído de áudio.

Assim, você também pode utilizar essa ferramenta para remover ruídos e obter arquivos de vídeo e áudio limpos.

Gravação descomplicada

Ao longo deste artigo, apresentamos os três gravadores de tela mais populares da atualidade. Cada um desses programas tem características únicas, com vantagens e desvantagens para seus usuários.

Apesar de o Filmora ser o mais popular, especialmente por seus recursos variados, a nossa recomendação é escolher o aplicativo que mais combina com a sua rotina de uso diário. Por isso, não deixe de testar cada recurso na prática.

Somente dessa forma você vai descobrir qual é o software mais completo para as suas gravações!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.