Emulador do Palm relembra como era a vida antes dos smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Emulador do Palm relembra como era a vida antes dos smartphones
Imagem: Getty Images

No fim da década de 90 e início dos anos 2000, os PDAs, ou assistentes pessoais digitais, eram uma grande febre, com muitos lembrando com carinho desses "computadores de bolso" que abriram o caminho para a popularização dos smartphones.

E em um momento de puro saudosismo, o arquivista Jason Scott criou um emulador online de PDA que utiliza o Palm OS, sistema operacional da Palm, dando a chance de seus antigos usuários relembrarem do assistente, e ainda apresentá-lo para aqueles que nunca ouviram falar dele. Confiram abaixo:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A emulação imita o PalmPilot, lançado em 1997 como a segunda geração de PDAs da empresa, e está disponível no Internet Archive. Ela conta com aproximadamente 560 programas, como, DopeWars, Graffiti e SpaceTrader, além de aplicativos básicos como navegador, calculadora e gerenciador de e-mail.

Em uma entrevista para o The Verge, Scott revelou que foram preciso quase seis meses para fazer o projeto na biblioteca digital, e que ainda há mais a ser feito, principalmente no caso de apps mais desconhecidos que não possuem descrições e metadados.

Como usar o emulador de PDA?

Se bateu uma curiosidade de testar como eram esses assistentes, você pode acessar a emulação do PalmPilot através deste link. E embora o software funcione tranquilamente no PC, vale a pena abri-lo no celular e experimentar o gostinho nostálgico de uma tecnologia que dominou o mercado antes da consolidação do iOS e Android.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.