Firefox permite fazer anotações em arquivos PDF direto na web

1 min de leitura
Imagem de: Firefox permite fazer anotações em arquivos PDF direto na web
Imagem: Mozilla

A Mozilla disponibilizou nesta semana uma nova versão de seu navegador Firefox, que leva o software para a build 106. Entre as novidades do programa, o principal destaque vai para funções em seu leitor integrado de arquivos PDF, que agora permite fazer anotações neles.

É raro alguém que nunca precisou usar ou que não precise ainda dos arquivos PDF. Enquanto é fácil encontrar programas para visualizar esse tipo de documento, não é tão comum que eles permitam fazer edições ou anotações de forma competente, e a Adobe reserva essa função para a versão paga do Acrobat.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Mozilla, então, quer facilitar a vida dos usuários do Firefox, permitindo criar anotações em documentos PDF com diversas opções de customização. Você pode escolher o tamanho da fonte, a cor, opacidade, grossura da linha, etc. As mudanças são salvas diretamente no arquivo PDF, localmente - o que significa que você pode copiar o arquivo e abrir em outro lugar que ele ainda vai mostrar as anotações.

Mais funções e novidades

O Firefox 106 consegue ainda acessar camadas de texto "ocultas", muitas vezes usadas para informar aplicativos leitores de telas, que ajudam na acessibilidade de pessoas com dificuldades visuais.

A nova versão do navegador traz também o Firefox View, um recurso que permite um olhar geral de abas recentemente fechadas ou acessadas na versão mobile do navegador. Obviamente, páginas acessadas no modo privado não aparecem.

A lista completa de novidades do Firefox 106 e o link para download do navegador estão disponíveis em sua página oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.