Usuários do WhatsApp denunciam spam de empresas na Índia

1 min de leitura
Imagem de: Usuários do WhatsApp denunciam spam de empresas na Índia
Imagem: NextPit

Usuários do WhatsApp na Índia estão reclamando da quantidade de mensagens de propaganda que têm recebido de empresas pelo aplicativo. Eles acusam as companhias de transformarem o app num veículo de spam e reportam ter que bloquear diversas contas empresariais por dia.

Muitas das reclamações aparecem nas redes sociais, como nos tweets abaixo. Em alguns casos, a pessoa precisa lidar com a mesma empresa mais de uma vez, que retorna depois do bloqueio usando outro número para enviar mais spam.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Índia representa o maior mercado no mundo para o WhatsApp e, por consequência, para a Meta. São mais de 500 milhões de contas no app no país, e as políticas de monetização testadas por lá podem muito bem se refletir no resto do mundo eventualmente.

Como o Brasil está entre os principais mercados do WhatsApp, o desenrolar do assunto acaba sendo importante. Afinal, caso sejam feitas restrições para usuários empresariais, a decisão também pode impactar o mercado brasileiro.

Resposta da Meta

Para se defender das acusações dos usuários do app, representantes da Meta declararam que: "nossa regra é que as pessoas sempre precisam pedir para receber atualizações antes que uma empresa possa lhes mandar mensagem". A gigante tech também acrescenta: "nós trabalhamos constantemente com as empresas para assegurar que as mensagens ajudam e são esperadas, e temos limites no número de mensagens que elas podem mandar por dia".

A declaração da Meta entra em contradição direta com o que tem sido reportado pelos usuários do WhatsApp na Índia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.