Google Assistente cria central de apoio emocional focada no bem-estar

1 min de leitura
Imagem de: Google Assistente cria central de apoio emocional focada no bem-estar
Imagem: Shutterstock/Reprodução
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Nesta segunda-feira (10), Dia Mundial da Saúde Mental, o Google Assistente ganha uma nova ferramenta de apoio emocional para usuários que se sentirem tristes. A iniciativa, chamada "Estou aqui para você", traz respostas para quando um usuário diz estar triste, que se sente sozinho ou que não tem amigos, por exemplo.

Para ativar a iniciativa, basta que o usuário diga "Ok Google, me sinto triste", ou "Ok Google, me sinto sozinho". Então, o Google Assistente trará dicas de bem-estar simples e respostas que reforçam "a importância de buscar apoio especializado se sentir que é preciso", cita a empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Criada em 2020, a atualização teve como base um levantamento do Google sobre saúde mental desde o início da pandemia de covid-19, no mesmo ano. Levando em consideração um período entre agosto de 2019 e agosto de 2020, os dados da empresa apontam que as interações com o comando "Ok Google, me sinto sozinho" aumentaram 50% e é um número estável até os dias atuais.

Google Assistente saúde mentalO Google Assistente passará a entregar respostas personalizadas focadas no bem-estar dos usuários.

O novo conteúdo entregue pelo Google Assistente conta com revisão da Safe Space e foi desenvolvido pelo time global de Personalidade da tecnologia. "Saber reconhecer seus sentimentos já é um grande passo. Obrigado por se abrir comigo", diz o Assistente em uma das interações.

De acordo com Maia Mau, Head de Marketing do Google Assistente para a América Latina, a empresa percebeu que além dos comandos tradicionais para definir alarmes e tocar música, "muitas pessoas também diziam ao Google Assistente que se sentiam tristes e solitárias", e então a empresa decidiu criar as respostas segmentadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.