Galaxy S3 e Note 2 recebem Android 13 via ROM modificada

1 min de leitura
Imagem de: Galaxy S3 e Note 2 recebem Android 13 via ROM modificada
Imagem: Samsung Mobile Press

Desembarcando gradualmente no mercado, o Android 13 conquista seu espaço entre os celulares mais modernos. Em paralelo, um grupo de desenvolvedores utiliza o código aberto do sistema operacional para levá-lo a antigos modelos de dispositivos, assim, garantindo uma sobrevida um tanto inesperada ao seu hardware.

Após "estrear" nos Galaxy S7, Galaxy S8 e Galaxy Note 8 ainda no início deste mês, o Android 13 agora chega também para os Galaxy S3 e Galaxy Note 2 — que possuem mais de uma década no mercado. A novidade foi disponibilizada pelo desenvolvedor "html6405", também responsável por adaptar o Android 12 para outros modelos antigos no passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Desta vez, a atualização foi realizada através de uma compilação modificada e paralela do projeto LineageOS 20, baseado no Android 13. Ainda nas versões iniciais, a solução pode não ser recomendada para o uso cotidiano, já que é suscetível a falhas persistentes e carece do funcionamento de certos recursos — como NFC, Bluetooth em chamadas de áudio, monitoramento de rede e suporte para cartões microSD.

Disponibilidade

Os interessados na novidade podem encontrá-la no site XDA Developers, junto de seu guia de instalação. Novamente, é importante ressaltar que o processo não deve ser realizado por usuários leigos, já que há risco de inutilizar temporariamente os aparelhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.